
O Papa passou uma noite “tranquila”, iniciando nesta segunda-feira, 10, o 25.º dia de internamento no Hospital Gemelli, de Roma, onde se mantém em situação estável e com prognóstico reservado.
“O Papa passou uma noite tranquila e está a descansar”, refere uma nota enviada aos jornalistas, esta manhã, pela sala de imprensa da Santa Sé.
Francisco tem dormido com ventilação mecânica não-invasiva, que é substituída, durante o dia, por oxigenação de alto débito com cânulas nasais.
Este domingo, o Vaticano tinha informado que o Papa continuou em situação estável e recebeu responsáveis da Secretaria de Estado, acompanhando o início dos exercícios espirituais da Cúria Romana, em ligação por vídeo.
“O Papa acompanhou por vídeo, a partir do Hospital Gemelli, os exercícios espirituais da Cúria Romana, iniciados no Auditório Paulo VI e conduzidos pelo pregador da Casa Pontifícia, o frade menor capuchinho padre Roberto Pasolini, unindo-se espiritualmente aos participantes”, referia o portal ‘Vatican News’.
Horas antes, Francisco recebeu a visita do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e do substituto da Secretaria de Estado, D. Edgar Peña Parra, para discutirem “algumas situações na Igreja e no mundo”, e participou na Missa com aqueles que o têm acompanhado, na hospitalização.
“O Papa prosseguiu a terapia respiratória e motora e a fisioterapia. A dieta prescrita pelos médicos, que inclui alimentos sólidos, continua”, acrescentava o comunicado.
A informação divulgada pela Santa Sé indica que “a situação parece estável, com ligeiras melhoras graduais”, como constava do boletim médico da tarde de sábado, num quadro que “permanece complexo e que leva os médicos a manter prudentemente o prognóstico reservado”.
Um novo boletim com informações clínicas vai ser divulgado esta segunda-feira.
Francisco está internado desde 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, de Roma, tendo sido diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral, num quadro clínico definido como complexo.
Fonte: Agência Ecclesia