
No final da manhã deste domingo, 20 de julho, aniversário da chegada do homem à Lua em 1969, o Papa Leão XIV visitou as dependências do Observatório Astronômico do Vaticano, também conhecido como “Specola Vaticana”. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, a visita aconteceu logo após a oração mariana do Angelus. Da Praça da Liberdade, o Pontífice se dirigiu aos pontos de observação do instituto astronômico de pesquisa do Vaticano, um dos mais antigos do mundo, que fica dentro das Vilas Pontifícias de CastelGandolfo. Ali, o Papa também pôde conhecer alguns telescópios e instrumentos de estudo utilizados pelo departamento de astrofísica.
A visita do Papa ao Observatório Astronômico do Vaticano acontece no dia do aniversário da chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, com a missão Apollo 11, da Nasa. Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na superfície lunar: com a famosa frase “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”, ele pisou na Lua. Foi seguido por BuzzAldrin, enquanto Michael Collins permaneceu em órbita na cápsula de comando.
Cerca de 650 milhões de pessoas assistiram ao evento pela televisão, tornando-se um momento histórico para a humanidade. A missão Apollo 11 não apenas marcou a história da exploração espacial, mas também impulsionou o desenvolvimento tecnológico e científico.
Fonte: Canção Nova / Por Thiago Coutinho/ Com Vatican News