Santa Sé anuncia viagem do papa à Córsega em 15 de dezembro

Papa Francisco em audiência geral no Vaticano em 13 de novembro de 2024 ??
Papa Francisco em audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano, em 13 de novembro de 2024. | Vatican Media

A Santa Sé confirmou no sábado (23) que o papa Francisco fará uma viagem apostólica de um dia à ilha da Córsega, na França, no mês que vem — marcando a primeira visita de um papa à ilha conhecida por ser o local de nascimento de Napoleão Bonaparte.

Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, disse que o papa aceitou um convite das autoridades civis e da Igreja na França para visitar Ajaccio, capital da ilha, em 15 de dezembro.

A visita será a 47ª viagem apostólica do papa Francisco ao exterior e sua terceira visita ao território francês, depois de viagens a Estrasburgo em 2014 e Marselha no ano passado.

Em ambas as ocasiões, o papa falou sobre migração. Essa visita continua o envolvimento do papa Francisco com a região do Mediterrâneo, depois de viagens anteriores às ilhas de Lampedusa, Lesbos e Malta, onde falou sobre o chamado da Igreja à solidariedade com migrantes e comunidades costeiras.

O papa Francisco será recebido na capital da Córsega pelo bispo de Ajaccio, dom François-Xavier cardeal Bustillo, nomeado cardeal por Francisco no ano passado. Dom Bustillo lidera uma diocese onde mais de 80% dos 340 mil habitantes da ilha se identificam como católicos.

A viagem de Roma ao aeroporto de Ajaccio-Napoleão Bonaparte vai levar pouco mais de uma hora — tornando essa uma das viagens internacionais mais curtas do papa, cobrindo mais de 300 km. Embora seja tecnicamente uma visita ao território francês, a ilha mediterrânea fica mais perto da Itália do que da França continental.

A agenda do papa inclui a sessão de encerramento de um congresso dedicado à religiosidade popular mediterrânea pela manhã, seguida de uma missa à tarde na histórica Place d’Austerlitz — conhecida localmente como “U Casone” (“A Casa”, em corso).

O papa vai rezar o Ângelus com bispos, padres, diáconos, pessoas consagradas e seminaristas na catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Ajaccio.

A ilha montanhosa do Mediterrâneo é conhecida por suas tradições religiosas distintas, incluindo uma profunda devoção a Nossa Senhora. O hino não oficial da ilha, “Diu vi Salvi Regina” (“Deus te salve Rainha”, em corso), é originalmente baseado em uma interpretação do hino “Salve Regina” (Salve Rainha, em latim).

Logotipo oficial da visita apostólica do papa Francisco à ilha da Córsega, na França, em 15 de dezembro de 2024, com o lema “Jesus passa fazendo o bem” (cf At. 10:38). O logotipo destaca Nossa Senhora, Rainha da Córsega, com elementos simbólicos da região do mar Mediterrâneo e do cristianismo. Santa Sé.

Com base no livro dos Atos dos Apóstolos (cfAt. 10:38), o lema da visita, “Jesus passa fazendo o bem”, fala sobre o que fontes da Santa Sé descrevem como a natureza fundamentalmente pastoral da presença do papa entre os fiéis.

Logotipo oficial da visita apostólica do papa Francisco à ilha da Córsega, na França, em 15 de dezembro de 2024, com o lema “Jesus passa fazendo o bem” (cf At. 10:38). O logotipo destaca Nossa Senhora, Rainha da Córsega, com elementos simbólicos da região do mar Mediterrâneo e do cristianismo. Santa Sé.

O logotipo oficial da viagem apresenta com destaque Nossa Senhora, venerada como Rainha da Córsega, em contraste com o azul do mar Mediterrâneo e incorporando simbolismo cristão tradicional — incluindo uma cruz representando a fé em Cristo e uma linha descendente sugerindo a presença do Espírito Santo.

Fonte: ACI Digital / Por AnianChristophWimmer

Compartilhe essa Notícia

Leia também