
O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou o calendário de celebrações da Semana Santa e da Páscoa, até ao dia 27 de abril, domingo da Divina Misericórdia, em que vai ser canonizado o Beato Carlo Acutis.
No dia 13 de abril, Domingo de Ramos, às 10h00 (menos uma em Lisboa), celebra-se na Praça de São Pedro a Missa que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e os momentos da sua Paixão.
Já a 17 de abril, Quinta-feira Santa, a Missa Crismal vai ser celebrada na Basílica de São Pedro pelas 09h30 locais; a mesma Basílica recebe a celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, a partir das 17h00.
A tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma tem início marcado para as 21h15 de 18 de abril.
A Vigília Pascal é celebrada pelas 19h30 de 19 de abril, na Basílica de São Pedro; já o Domingo de Páscoa inclui a Missa às 10h30, na Praça de São Pedro, e a bênção ‘Urbi et Orbi’.
A 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes, vai ser celebrada a canonização do Beato Carlo Acutis, pelas 10h30 locais, na Praça de São Pedro.
O calendário foi publicado por D. Diego Ravelli, mestres das celebrações litúrgicas pontifícias, sem adiantar informações sobre quem presidirá às diversas celebrações.
O Papa regressou no último domingo à Casa de Santa Marta, onde reside, no Vaticano, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.
O Vaticano informou esta terça-feira que o Papa está a cumprir os “termos prescritos pelos médicos” para a sua convalescença, sem qualquer compromisso agendado nos próximos tempos.
Fonte: Agência Ecclesia