Vaticano inaugura exposição com mais de 130 presépios

O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu cortou, na tarde dessa segunda-feira, 8 de dezembro, a fita da exposição internacional “100 Presépios no Vaticano” no Colonato de Bernini. Os artefatos provêm de 32 países e são construídos em vidro, seda, papel, resina e muitos outros materiais. A exposição fica aberta até o dia 8 de janeiro de 2026

Foi inaugurada na tarde dessa segunda-feira, 8 de dezembro, a exposição internacional “100 Presépios no Vaticano”, entre os aplausos do público e o tradicional corte da fita por Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu.

A exposição, que está no Colonato de Bernini, ao lado esquerdo da Praça São Pedro, acolhe obras criadas por artistas de todo o mundo. [

São exatamente 132 presépios expostos nesta oitava edição, provenientes de 23 países do mundo, entre eles muitos países europeus, como Itália, França, Croácia, Polônia, Hungria, Eslováquia, Eslovênia, Romênia e Suíça.

Muitas obras provêm também de outras partes do mundo, como Estados Unidos, Peru, Eritreia, Coreia, Venezuela, Taiwan, Brasil, Japão, Filipinas, Indonésia, Paraguai e Índia.  

As diversas nações estão representadas pelas respectivas Embaixadas junto à Santa Sé, que promoveram o evento nos próprios países.

Do papel japonês à seda, da resina ao poliestireno e à lã, da fibra de coco e banana ao vidro, são inúmeros e variados os materiais usados para os artefatos, entre eles, vê-se também uma Natividade criada em um tambor de curtume , uma reprodução da parte frontal de um ônibus da Atac e ainda um presépio de grande dimensão retratando uma Roma “desaparecida”.

A exposição ficará aberta até às 19h do dia 8 de janeiro de 2026. A entrada é livre, gratuita e sem necessidade de reserva.

Fonte: Vatican News

Compartilhe essa Notícia

Leia também