Vaticano publica volume sobre unidade entre católicos e metodistas

Uma nova publicação da Livraria Editora Vaticana (LEV) aborda o progresso alcançado pela Igreja Católica e o Conselho Metodista Mundial nos últimos 60 anos rumo à plena unidade dos cristãos.

Intitulado “Cremos em um só Deus”, o volume faz parte da série ecumênica “Ut unumsint”, idealizada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos em colaboração com a LEV. O objetivo é difundir ensaios e documentos ecumênicos, para a promoção da mútua compreensão, a reflexão teológica e a reaproximação entre os cristãos.

A publicação reúne as conclusões de onze relatórios da Comissão Internacional Metodista-Católica Romana (MERCIC), desde o início do seu diálogo formal, em 1967. Tais relatórios — que recebem os nomes das cidades onde foram apresentados à Conferência Metodista Mundial — aprofundam temas como Batismo, santidade, Escritura e tradição, Eucaristia, natureza e missão da Igreja e convite à comunhão visível.

Uma redação em conjunto

O texto foi redigido pela Comissão conjunta, em colaboração com o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Escritório Ecumênico Metodista de Roma. Os autores definem o volume como “um documento de esperança e um convite a uma comunhão mais profunda”.

No prefácio, os copresidentes da Comissão Conjunta – o decano da Duke DivinitySchool (nos Estados Unidos), reverendo Edgardo Colón-Emeric, e o arcebispo de Brisbane (na Austrália), Dom ShaneMackinlay – afirmam que levou-se em consideração todos os elementos do Credo Niceno.

“Somos gratos porque, durante quase seis décadas de diálogo refletindo juntos sobre Deus, Revelação, Redenção, Igreja e Vida cristã, católicos e metodistas identificaram uma clara convergência na compreensão da fé, que professamos juntos no Credo Niceno”, escrevem.

Além disso, os copresidentes ressaltam a importância do Concílio de Niceia, definido como a primeira e mais significativa tentativa, na história do cristianismo, de alcançar consenso entre cristãos de diversas origens, sobre os princípios essenciais da fé cristã. Neste contexto, expressaram sua alegria pela comemoração do 1700º aniversário do concílio, que ocorreu em 28 de novembro, em Iznik, Turquia, na presença do Papa Leão XIV e o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu.

Fonte: Canção Nova / Com Vatican News

Compartilhe essa Notícia

Leia também