Domingo, 10, Nossa Senhora de Nazaré será homenageada durante o Círio no município de Vigia. A tradição de mais de três séculos levará às ruas de Vigia de Nazaré o Círio de número 320, cujo tema é “Maria, Mãe e protetora das famílias”. Os festejos em devoção à Virgem de Nazaré seguem até o dia 25 com programação religiosa e cultural.
Missa na matriz Madre de Deus no sábado, 9, às 18h, é compromisso dos fiéis naquela igreja situada no Largo da Matriz. Após a celebração será a trasladação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com destino à Igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga. Ao longo do percurso a imagem recebe dezenas de homenagens, como a tradicional queima de fogos feita pelos ambulantes.
O Círio será domingo, 10, na Igreja de São Sebastião, após a Missa das 6h na Igreja de São Sebastião. Às 7h30, sairá a romaria pelas ruas da cidade, um total de 3km até a Matriz. Pelas ruas estreitas do município os símbolos do Círio se fazem presentes entre eles o carro dos bois, que anuncia aos fiéis a aproximação da procissão, o Anjo do Brasil, cuja mulher tem as vestes com as cores da bandeira do Brasil, os carros dos milagres, a berlinda, e a corda, que este ano mede 400 metros.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é barroca, de roca, e segue a tradição, sendo a cabeleira da Virgem de Nazaré confeccionada com cabelo humano, doado por fiéis. Assim como os cabelos os mantos são frutos de doações e este ano foi feito em Belém e também em Vigia. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na berlinda ornamentada, seguirá em procissão rumo à igreja Madre de Deus. Com a chegada do Círio haverá Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti.
Durante a quinzena da festa, as missas na Matriz serão às 18h e, em seguida, acontece programação cultural, com atrações musicais, venda de comidas típicas e os brinquedos do arraial de Nazaré. Para o diretor de liturgia e evangelização, João Carlos da Costa, o momento é de fé: “Tem todo um trabalho de evangelização, de organização do povo vigiense para esse momento de fé que nós vivemos; primeiramente por Vigia e por todo Estado do Pará, e em todo Brasil em devoção à Nossa Senhora”.
Crianças – Dia 17 haverá o 24º Círio das Crianças, cuja saída será da Comunidade Santo Antonio Maria Zaccaria, às 8h, com destino à Matriz. Ao chegar a procissão, haverá a Santa Missa. Dia 24, dia da festa, haverá missas às 6h na matriz Madre de Deus, às 7h30 na Comunidade São Sebastião e às 9h30 na matriz Madre de Deus. Ainda nesse dia acontecerá a Procissão da Festa com saída às 18h para a Matriz Madre de Deus, quando será celebrado a Santa Missa. Dia 25, haverá o Recírio, encerrando os festejos. Às 7h, haverá Santa Missa na Igreja Matriz e às 8h, procissão do Recírio que percorrerá algumas ruas até a chegada na Igreja Matriz.
|
Vigia celebra Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Cametá celebra seu 31º Círio de Nazaré neste domingo, 15
13 de setembro de 2024
REPAM celebra 10 anos com cerimônia especial em Brasília
13 de setembro de 2024
Nossa Senhora será entronizada no maior templo católico norte-americano
13 de setembro de 2024