Vigia celebra Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Domingo, 10, Nossa Senhora de Nazaré será homenageada durante o Círio no município de Vigia. A tradição de mais de três séculos levará às ruas de Vigia de Nazaré o Círio de número 320, cujo tema é “Maria, Mãe e protetora das famílias”. Os festejos em devoção à Virgem de Nazaré seguem até o dia 25 com programação religiosa e cultural.

Missa na matriz Madre de Deus no sábado, 9, às 18h, é compromisso dos fiéis naquela igreja situada no  Largo da Matriz. Após a celebração será a trasladação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com destino à Igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga. Ao longo do percurso a imagem recebe dezenas de homenagens, como a tradicional queima de fogos feita pelos ambulantes.

O Círio será domingo, 10, na Igreja de São Sebastião, após a Missa das 6h na Igreja de São Sebastião. Às 7h30, sairá a romaria pelas ruas da cidade, um total de 3km até a Matriz. Pelas ruas estreitas do município os símbolos do Círio se fazem presentes entre eles o carro dos bois, que anuncia aos fiéis a aproximação da procissão, o Anjo do Brasil, cuja mulher tem as vestes com as cores da bandeira do Brasil, os carros dos milagres, a berlinda, e a corda, que este ano mede 400 metros.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é barroca, de roca, e segue a tradição, sendo a cabeleira da Virgem de Nazaré confeccionada com cabelo humano, doado por fiéis. Assim como os cabelos os mantos são frutos de doações e este ano foi feito em Belém e também em Vigia. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na berlinda ornamentada, seguirá em procissão rumo à igreja Madre de Deus. Com a chegada do Círio haverá Santa Missa presidida pelo Bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti.

Durante a quinzena da festa, as missas na Matriz serão às 18h e, em seguida, acontece programação cultural, com atrações musicais, venda de comidas típicas e os brinquedos do arraial de Nazaré. Para o diretor de liturgia e evangelização, João Carlos da Costa, o momento é de fé: “Tem todo um trabalho de evangelização, de organização do povo vigiense para esse momento de fé que nós vivemos; primeiramente por Vigia e por todo Estado do Pará, e em todo Brasil em devoção à Nossa Senhora”.

Crianças – Dia 17 haverá o 24º Círio das Crianças, cuja saída será da Comunidade Santo Antonio Maria Zaccaria, às 8h, com destino à Matriz. Ao chegar a procissão, haverá a Santa Missa. Dia 24, dia da festa, haverá missas às 6h na matriz Madre de Deus, às 7h30 na Comunidade São Sebastião e às 9h30 na matriz Madre de Deus. Ainda nesse dia acontecerá a Procissão da Festa com saída às 18h para a Matriz Madre de Deus, quando será celebrado a Santa Missa. Dia 25, haverá o Recírio, encerrando os festejos. Às 7h, haverá Santa Missa na Igreja Matriz e às 8h, procissão do Recírio que percorrerá algumas ruas até a chegada na Igreja Matriz.