Em decorrência da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em outubro próximo, o Setor Juventude está promovendo uma grande mobilização da juventude com um único objetivo: evangelizar jovens. Desde o dia 13 de agosto a organização juvenil recebeu voluntários para várias frentes de trabalho e, no domingo, 2, promoveu a primeira formação. As inscrições foram prorrogadas até esta sexta-feira, dia 7 de setembro.
Durante a ocasião dos festejos do Círio 2018 serão 13 itens de inserção juvenil desenvolvidos entre os meses de agosto, setembro e outubro, que visam um encontro com Deus. Iluminados pelo Projeto Educativo Pastoral (PEPSJ), o Setor Juventude busca com esta proposta de Mobilização Juvenil reduzir a grave situação infanto-juvenil da região marcada pela violência, consumo de entorpecentes, homicídio, desemprego e mau uso do tempo livre.
O encontro de formação, realizado no Instituto Bom Pastor, em Ananindeua, reuniu os 500 jovens inscritos que serão voluntários em um dos cinco grandes eixos: Catequese e Formação, Expressões Artísticas Juvenis, Voluntariado Social Juvenil, Animação Missionária e Celebrativo, além da Evangelização na Corda.
Segundo Daniele Barreiros, coordenadora da Pastoral Juvenil, para os inscritos no voluntariado social a formação abrangeu a acolhida aos romeiros durante a Quadra Nazarena, expressões artísticas como dança e música e o setor de comunicação. Como as inscrições foram prorrogadas, mesmo quem se inscrever após essa formação não será prejudicado: “todas as comissões terão encontros posteriores”.
As orientações dadas no domingo variavam de acordo com as comissões: “Por exemplo, quem se inscrever nos Evangelizadores da Corda, tiveram momentos mais formativos quanto a evangelização, algo que a diretoria nos solicitou demais. Quem se inscreveu para a acolhida, e essa posso falar com um pouco mais de propriedade, participou de momentos de formação sobre primeiros socorros, massagens, troca de bandagens”, destaca.
Para Daniele, entusiasmo é a palavra da vez: “o Setor Juventude, enquanto “incentivador” e organizador dessa promoção está muito animado. Afinal, foi como um presente para nós enquanto juventude. No Círio que traz como tema “Uma jovem chamada Maria”, o Setor Juventude tem por obrigação trazer os jovens para mais próximo de todo esse processo. Estamos motivando os jovens não só a serem expectadores do Círio, mas participantes e, principalmente, construtores.”
|
Voluntários participam da primeira formação para o Círio de Nazaré
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Outeiro vai reverenciar a Imaculada Conceição
11 de setembro de 2024
Novena Missionária: vídeos com testemunhos inspiram a comunidade
11 de setembro de 2024
Encontro de comunicadores fortalece rede de comunicação na Amazônia
11 de setembro de 2024