
Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
2 – JESUS DE NAZARÉ
Hoje vamos recordar algo de Jesus Cristo: quem ele é, de onde veio e para que veio na terra. No Evangelho Jo 14, 5-11 João diz que Jesus está em Deus, que ele é o caminho, a verdade e a vida.
Sem caminho não se chega ao lugar desejado. Sem verdade, se vive no erro. Sem vida divina se está mortos espiritualmente.
Quem está com Jesus, desde agora já tem a vida divina em si.
Quem vive sem Jesus, está no erro, perdido e sem a vida divina.
Jesus é o salvador que nos livra do pecado e nos faz filhos Deus.
Jesus disse: “Quem me ama, será amado por meu Pai e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada”. O amante se torna o templo de Deus.
Amar não é tanto ter sentimentos, mas é aceitar Jesus e praticar a vontade de Deus nosso Pai que só quer o nosso bem.
João chama Jesus de “A Palavra”, pois ele é o Deus que nos fala.
João diz que, antes de fazer-se homem, Jesus estava em Deus, era igual ao Pai e ao Espírito Santo e é o criador de tudo o que existe, pois sem ele nada existe”.
João diz que nele está a vida, pois ele é a fonte de vida. Quem está com Jesus tem a vida; mas quem o rejeita anda nas trevas e está morto.
Jesus se fez homem para nos salvar. Ele nasceu em Belém da Judeia, foi criado em Nazaré, seus pais se chamavam Maria e José.
De criança, Jesus não era diferente das outras crianças: chorava, mamava, aprendeu a sorrir, a falar, a andar, a rezar… Jesus foi à escola e à igreja. Estudou a Bíblia em casa e na sinagoga, e se inseriu muito bem na realidade religiosa, social e política daquela época.
Desde jovem, ganhava o pão trabalhando de carpinteiro como José.
Jesus era Deus, mas a sua divindade estava oculta nele, como a castanheira está oculta na castanha. A sua divindade foi se revelando no Batismo do Jordão, no deserto, na pregação, nos milagres e brilhou ainda mais na transfiguração e na sua ressurreição.
Antes de ressuscitar, poucos conseguiam crer que ele era Deus.
Jesus veio à terra para renovar a pessoa humana, iniciar o Reino de Deus e abrir-nos as portas do paraíso.
A missão de Jesus não foi nada fácil. Muitos o rejeitaram. Outros o perseguiram de mil maneiras e outros o mataram pregando-o na cruz.
Hoje há mais de dois bilhões de cristãos, entre católicos e protestantes. Muitos se dizem cristãos, mas foram batizados por nada, porque não praticam a sua Palavra.
Jesus veio como a luz do mundo, como o caminho, a verdade e a vida. Quem acata Jesus e sua proposta será salvo.
Amigo, reaviva a tua fé e segue o caminho mostrado por Jesus.
Prece: Jesus, sede sempre o meu caminho e a minha luz. Amem.