Por Pe. Antônio Mattiuz, csj
Vamos ler a Palavra de Deus em 1Cor 15,1-44 onde o Apóstolo Paulo fala da ressurreição de Cristo e diz que todos aqueles que aceitam Jesus e seus ensinamentos, também ressuscitarão como Ele.
Paulo diz que o coração do Evangelho está na certeza absoluta da ressurreição de Jesus. E para termos toda a certeza, Ele apareceu muitas vezes a seus apóstolos e discípulos, conversou, comeu e bebeu com eles.
São Paulo diz que certeza da ressurreição é o coração do cristianismo. Quem a aceita vive, mas quem a rejeita, a sua fé é vazia e inútil.
Como a morte é seguida pelo enterro, a ressurreição é seguida pelas múltiplas aparições de Jesus.
Jesus aparece a mulheres, a Apóstolos, a discípulos e a um grupo com mais de 500 pessoas reunidas. Jesus lhes aparece muitas e muitas vezes, conversa, come e bebe com eles, manda que o toquem para sentirem que ele tinha carne e ossos. Com tantas aparições, todos ficaram tão certos da ressurreição de Jesus que foram por toda parte pregar sem fugir dos sofrimentos e nem da própria morte.
Com a ressurreição, Cristo não está mais morto, mas vivo e vive não só no céu à direita de Deus Pai, mas também na terra, no meio de nós.
Com a sua ressurreição, tudo o que Jesus disse foi confirmado.
Com sua ressurreição e ascensão, Jesus foi glorificado e voltou a ocupar o seu lugar na Santíssima Trindade.
Com sua ressurreição, ele não voltou mais para a vida mortal, mas entrou na dimensão superior, perfeita, imortal pelos séculos dos séculos.
Como ressuscitado, Jesus é a videira verdadeira e a cabeça do Corpo místico que é a Igreja, as comunidades cristãs, onde Ele se faz presente.
Também hoje, os fiéis se reúnem em seu nome para celebrar a ressurreição e testemunha-lo, visivelmente. Embora invisível, Cristo se faz presente nas celebrações, fala, perdoa os pecados através de seus representantes, e nos dá o seu espírito através na Eucaristia.
O centro da fé está na certeza que Cristo ressuscitou e está vivo.
Na sua carta, Paulo diz que os que aderem a Cristo vivo, um dia ressuscitarão como Ele e viverão para sempre com Ele na casa do Pai.
São Paulo, em 1Cor 15, 35-44 diz que a nossa ressurreição será como uma semente jogada na terra: germina, cresce, se reveste de folhas, caule, flores e frutos. A árvore é bem diferente da semente, mas a vida é a mesma. Assim será o nosso corpo ressuscitado. Ele deixará de ser material, limitado, feio… e se transformará num corpo espiritual, belíssimo e encantador como o corpo ressuscitado de Cristo e dos anjos do céu.
Esse é o presente que Jesus dá a quem crê nele e o segue.
Prece: Senhor, ajuda-me a iniciar agora a minha ressurreição.