A experiência dos jovens de Belém na Jornada Mundial da Juventude 2023

 

O Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, representado por 19 jovens, líderes, estiveram em Roma dos dias 23 a 30 de julho para uma peregrinação em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Lisboa desde o dia 1 até dia 6 de agosto de 2023. Acompanhados pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, fizeram uma experiência enriquecedora em todos os aspectos, sejam eles humanos, espiritual, cultural. Foi uma experiência exigente, mas necessária para a juventude, pois sair do próprio mundo e conhecer outras realidades nos ajuda a alargar o horizonte existencial. 
Esses dias foram de grande impacto para esses jovens, pois o estilo das relações humanas, a diversidade cultural presente na Europa, além dos problemas globais encontrados, nos levam a refletir a necessidade de abertura de consciência do cuidado com o outro, a amizade social, a importância da fraternidade entre as nações.
Nesses dias em Roma/Itália, certamente Deus muito se revelou a todos, seja pelos locais visitados, experiências vividas ou pela convivência fraterna que tanto enriquece a vida.

Peregrinação
A peregrinação iniciou com a visita à Basílica de São Pedro no Vaticano e se estendeu a Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São João em Latão, Praça Navona, Tre fontane, Catacumbas de São Calisto, Basílica de São Paulo, onde uma experiência de partilha e encontro com Deus fortificou o grupo.
“Foi uma experiência única! De renovar a minha fé, a minha esperança e a  fidelidade a Deus. Momentos de crescer na história da nossa Igreja  católica e de uma profunda experiência  de se sentir acolhida e agraciada por Deus.” (Ana Catarina Sobral).
O encantamento em caminhar nos lugares históricos, com certeza ajuda os jovens a olhar para o mundo e para o outro de uma forma diferente, entender que precisamos ter pressa para anunciar, para sermos santos, para ir em busca do outro, aprendizagem, capacitação para a cada dia mais levarmos a boa nova a toda a juventude, como nos diz uma jovem participante da Peregrinação:
“Ao nos aproximarmos dos Mártires, podemos refletir sobre o papel da juventude na sociedade atual, o protagonismo juvenil, o quanto podem impactar na vida dos que os cercam e daqueles que ainda não alçaram a intimidade com Deus.” (Juliana Libânio).

Também não poderia faltar nesta Peregrinação a visita a Assis, lugar de extrema beleza e encanto pela história deste santo que tantos nos ensina. 
Nesta preparação para Jornada Mundial da Juventude é possível perceber a força enquanto nação e a  missão de levantar multidões. A peregrinação em Roma foram dias de aprendizado,  sensibilidade cultural, amadurecimento e crescimento na fé. 
Papa Francisco disse: “O melhor meio para evangelizar os jovens são outros jovens”. 
Com este espírito, com novo ardor missionário desta experiência com Deus vivida na Italia, é que nos unimos na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 a todos os jovens para que como “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), também nós tenhamos a coragem de levantarmos e apressadamente fazer o bem e ser um propagador do Reino de Deus. 

 

Colunistas