A necessidade de dar pausas

Na vida acelerada que embala a nossa sociedade, faz-se extremamente importante entender a necessidade de dar pausas, de parar um pouco, de desacelerar; e isso pode ser experimentado, por exemplo, no ato de tirar férias que é o tempo de descanso, a mudança da rotina cotidiana que ajuda a restaurar a disposição. Comumente, é quase que inevitável pensar em férias e pensar em viagens distantes com toda a família, mas, na essência, o ato de sair de férias não tem a ver com viagens, mas sim com descanso. Férias é, por exemplo, fazer qualquer atividade que você não tem tempo de fazer na rotina diária; é almoçar na casa de amigos, ir a um museu, passear num parque, tomar um sorvete, ou seja, fazer aquilo que deseja, sem preocupação com o tempo, com o relógio, com “amanhã é segunda-feira”. Muitas pessoas, inclusive, saem de férias, mas não se desligam do trabalho; outras até dizem que não podem sair de férias porque sem elas “nada funciona”… Mas isso já outro assunto…

O número de indivíduos com algum comprometimento na saúde mental cresceu significativamente e tem grande relação com a pressão para ser mais produtivo e fazer mais em menos tempo, de todo o processo competitivo do mundo do trabalho; mas é certo que depois de um período significativo na rotina de dias de trabalho, faz-se fundamental ter um tempo para ser apenas você mesmo e relaxar corpo e mente.E, ainda, se não puder tirar 30 dias de férias, você pode organizar “miniférias”; pequenos, mas fundamentais momentos de desaceleração da rotina, de pausas, para que você se reequilibre. Na verdade, uma semana, um dia ou uma hora podem nos ajudar, dependendo da forma como aproveitamos essas pequenas pausas. Quando foi a última vez que você realizou aquela atividade de que tanto gosta, que você se desconectou dos problemas cotidianos? Antes muitos pensavam e julgavam isso um luxo, mas hoje, é uma necessidade de saúde pois precisamos descansar para continuar com nossa rotina. Talvez até você acredite que trabalhar sem parar é que gera mais produtividade e, ainda, que descansar é perda de tempo, mas, se pensa assim, atenção: Você está errado! Viver ou estar constantemente “ligado” não trará melhores resultados, mas poderá trazer, por exemplo, problemas de relacionamento social, familiar, estresse, ansiedade e outras doenças físicas/emocionais.

Então, vamos a alguns dos benefícios de descansar, desacelerar:

1. Redução do estresse e da ansiedade: estresse elevado, cortisol elevado e cortisol elevado é porta aberta para doenças, por exemplo: Dores de cabeça, diminuição da imunidade, problemas digestivos;

2. Relacionamentos mais positivos: a rotina agitada e exigente nos leva, muitas vezes, a menos tempo para estar em família e com amigos. Assim, as pausas são ótimas oportunidades para fortalecer os laços com as pessoas queridas e importantes em nossas vidas;

3. Aumento da felicidade e melhora da saúde: por meio do descanso adequado nossa mente libera endorfina, o conhecido hormônio da felicidade, elevando nossa condição de equilíbrio, paz e tranquilidade e impactando fortemente na melhora da saúde.

Bons descansos! Fique bem!

Colunistas