A Arquidiocese de Belém está com animada expectativa para o II Acampamento Arquidiocesano da Juventude a ser realizado de 6 a 9 de julho na casa de retiro Tagaste, no bairro do Uriboca, em Marituba, região metropolitana da capital paraense. “Maria levantou-se e partiu, apressadamente” (Lc 1,39) é o tema das reflexões no evento.
O Setor Juventude convida e espera realizar o acampamento com a participação de 1500 jovens entre 15 e 29 anos, triplicando o número de envolvidos no evento de 2022. O acampamento será realizado na casa de retiro Tagaste, no bairro do Uriboca, em Marituba, região metropolitana da capital paraense.
O acampamento será realizado em quatro dias de programação com atividades de lazer, esportes, formações pensadas e executadas por jovens que já vivem uma experiência de trabalho juvenil. Além disso, a juventude participa de gincanas, trilhas, Adoração ao Santíssimo Sacramento e shows católicos. O acampamento será realizado na casa de retiro Tagaste, no bairro do Uriboca, em Marituba.
O acampamento é uma das várias atividades realizadas, mensalmente, pelo Setor, e é realizado como uma expectativa que essa experiência revele-se como uma porta de entrada para a caminhada cristã. “E, para aqueles que já vivem esta realidade, é uma oportunidade de dinamização pastoral e também, um processo de aprendizado de co-responsabilidade para as expressões juvenis de nossa Arquidiocese”, observa Eduarda Sanches, vice coordenadora do Setor Juventude Belém.
O Setor Juventude está organizando essa experiência extraordinária como uma oportunidade para centenas de jovens e adolescentes viverem momentos de alegria em ambientes seguros e que são oportunos para a criação de laços saudáveis. “Por isso, esta ação juvenil deve ser valorizada e incentivada, pois tem um forte poder de transformação e impacto social na vida não somente daqueles que participam, mas também na vida daqueles que trabalham na organização e dinamização”, ressalta Eduarda.
FORTALECIMENTO ESPIRITUAL
O Setor Juventude observa que embora Belém seja um importante polo econômico, a realidade infanto juvenil na cidade enfrenta grandes desafios. Problemas como violência, falta de oportunidades e acesso limitado a serviços básicos de educação e saúde afetam muitos adolescentes e jovens da região. Como uma resposta concreta a esses déficits, o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém mantém uma extensa agenda de realizações de grande impacto na vida espiritual e social dos jovens acolhidos pelo setor.
O Papa Francisco, na Exortação Apostólica pós-sinodal “Christus vivit”, afirma que “devemos apresentar Jesus de modo atraente e feliz para que, assim, os jovens possam ser atraídos por aquele que deve ser o Alfa e Ômega de nossas vidas. Nesse sentido, a programação é totalmente pensada para impactar nas relações desses jovens com a sociedade e, principalmente, em sua relação consigo mesmo”, adianta a jovem Eduarda.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas e jovens de 15 a 29 anos podem fazer a inscrição através do link disponível na redes sociais (Instagram: juventudebelem/ Facebook: Setor Juventude Belém). Para mais informações ou contribuições neste projeto extraordinário, entre em contato pelo número (91) 98571-3867 – Ana Catarina (Coordenadora do Setor Juventude Belém).