As dimensões do bem estar humano – final

 

Para finalizar a série de textos sobre as dimensões do bem estar humano, refletiremos sobre adoção de práticas saudáveis visando o equilíbrio e iniciaremos com um exercício de autoconhecimento. Pergunte-se: Em quais áreas da minha vida me sinto mais prejudicado(a)? Quais comportamentos me prejudicam? O que eu posso fazer para mudar? Após as suas respostas, vamos a algumas dicas sobre melhorias para as dimensões:
*Saúde física: dimensão mais básica do bem-estar humano, representada por um corpo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo. Para tal, importante ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, dormir no mínimo oito horas e beber bastante água. 
*Saúde mental: equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitose as situações da vida; significa estar bem consigo e com os outros, aceitar as situações adversas e saber lidar com emoções boas e ruins, reconhecendo seus limites e buscando ajuda quando necessário.
*Saúde social: investir em relações saudáveis com a família, amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral, pois, sendo humanos, temos necessidades de apoio, reconhecimento e estima dos outros, e as redes de apoio são fundamentais para manter as outras dimensões equilibradas.
*Saúde financeira: dimensão essencial do bem-estar humano, que influencia as outras áreas porque boa parte das necessidades humanas depende de dinheiro para serem atendidas. Mas, além disso, uma pessoa financeiramente saudável é organizada, consegue suprir suas necessidades essenciais, ter momentos de lazer e poupar para realizar seus planos.
*Saúde intelectual: desenvolvida por meio de atividades culturais, aprendizagem, exercício da criatividade e outras ações para expandir o conhecimento. Oxigenar o cérebro com novas ideias é fundamental para a saúde mental e uma dica importante é adotar o hábito da leitura. Mas, além dos livros, também pode ser estimulada por filmes, peças de teatro, música e qualquer forma de arte e cultura que contribua com o pensamento.
*Saúde espiritual: dimensão relacionada à fé e às crenças do ser humano, sendo fundamental a liberdade para exercer a fé, os valores e propósito pessoal. 
Finalizo com uma reflexão importante e decisiva para a busca do equilíbrio: “Aquele que não tem tempo de cuidar da saúde vai precisar arrumar tempo para cuidar da doença”. (Anônimo). Até a próxima!

Leia nossos Colunistas