As emoções humanas – Parte 1

Todos os indivíduos possuem e vivem emoções, independentemente da idade, do jeito de ser, da condição financeira e social, sendo uma forma de manifestação de como nos sentimos em determinado momento/situação. Somos seres capazes de sentir e de provocar as mais diversas emoções; conhecer e reconhecer as nossas próprias emoções pode ajudar-nos a lidar com elas e a gerenciá-las sem nos deixarmos ser dominados, sendo, assim, importante ferramenta para o nosso autoconhecimento.

Inicialmente é importante separar emoção de sentimento, realidades diferentes, mas intimamente conectadas. A emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental ou passa por algum acontecimento, sendo que cada pessoa tem uma emoção diferente e costumeiramente mais passageira. Já o sentimento é uma resposta à emoção, é como a pessoa se sente diante de tal emoção e este pode durar mais tempo. São processos individuais. Por isso, diante de uma mesma situação cada pessoa apresenta emoções e sentimentos distintos.

Existem três tipos de emoção: as primárias, as secundárias e as de fundo. As emoções primárias são aquelas facilmente perceptíveis, como o medo e a alegria. Já as secundárias não são tão fáceis de notar, como o nervosismo e a culpa. As emoções não perceptíveis, mais relacionadas ao mundo interno do indivíduo, como a calma e a fadiga, são as emoções de fundo.

Assim, temos as cinco emoções consideradas universais, quais sejam: o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo. Aqui, já trago uma dica que pode ajudar a compreender muito sobre as emoções e seu funcionamento que é a animação Divertida Mente, que as apresenta de uma maneira muito leve e didática.

Hoje falaremos sobre o Medo, que é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos, pois, sem ele nós não pensaríamos nos riscos diante dos perigos; é o medo que evita que isso aconteça quando cérebro libera substâncias que disparam o coração, torna a respiração ofegante e nos faz buscar fugir do perigo. Ou seja, sempre que se sentir amedrontado, o medo entra em ação e nos leva a reagir de alguma forma.

Então, aprenda a entender e lidar com essa emoção que, embora vista por muitos como um defeito ou uma emoção negativa, é essencial para nos ensinar sobre limites e autopreservação. É como às vezes costumo dizer: o medo deve estar ao seu lado para lhe proteger e não à sua frente para lhe impedir de caminhar! Até a próxima!

Leia nossos Colunistas