As emoções humanas – parte 2

A raiva é uma das emoções humanas mais intensas, derivada de sentimentos de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, tendo diferente intensidade de acordo com a situação, o motivo e as diferenças individuais. A raiva excessiva e constante pode ser muito nociva, mas essa emoção também pode funcionar como um mecanismo de proteção e de movimento, de ação em prol do que acreditamos, diante, por exemplo, de uma injustiça. Quando acontece alguma ameaça à vida, a raiva se faz presente como uma defesa espontânea/natural, surgindo como uma força vital. Além disso, a liberação da raiva ajuda a descarregar uma carga de tensão acumulada.

Os problemas surgem quando se torna descontrolada e destrutiva, podendo afetar o trabalho, a escola, as relações pessoais e a qualidade de vida no geral. A maneira mais natural e instintiva de expressar raiva é com respostas agressivas, mas as normas sociais e o senso comum estabelecem limites à sua expressão, sendo importante aprendermos a lidar coma raiva de um modo eficaz e socialmente adequado. Veja essas “dicas”: Expressar os sentimentos de um modo assertivo (e não agressivo); Suprimir os sentimentos (inibir e converter em comportamentos mais construtivos, focar em coisas positivas)e, Acalmar/relaxar (controlara expressão e também as respostas internas).É claro que momentos estressantes fazem parte da vida e a raiva pode acontecer, mas, para não ser refém da emoção, precisamos aprender como administrá-la para que a mesma não nos afete negativamente.

Agora, vamos falar sobre a emoção humana mais positiva, a Alegria, diretamente associada ao prazer e à felicidade. Os impulsos gerados pela alegria nos fortalecem e protegem, por exemplo, de acidente vascular cerebral, de resfriados, aumenta nossa resistência à dor e prolonga nossas vidas. No entanto, é fundamental sabermos que é impossível ser feliz o tempo todo e, portanto, é preciso estar prontos para lidar com dificuldades e frustrações. Os estudiosos da Felicidade explicam que é importante experimentar estados de espírito positivos com moderação, pois, níveis muito elevados de sentimentos positivos podem gerar consumo de álcool e drogas, compulsão alimentar e, ainda, a negligenciar as ameaças, nos tornaringênuos e egoístas.

Vale, então, refletir que nem só de emoções positivas nós vivemos e que experienciar as emoções negativas pode melhorar nosso jeito de lidar com o mundo. A raiva nos prepara para lutar, o medo nos ajuda a fugir e a tristeza nos deixa atentos aos detalhes. Ou seja, equilíbrio é tudo! Fique bem, até a próxima.

Leia nossos Colunistas