“Belém, Igreja de portas abertas”

Este é o tema de nosso primeiro sínodo arquidiocesano: “BELÉM, IGREJA DE PORTAS ABERTAS”. O tema e lema de um evento, de uma campanha específica, de um acontecimento importante sempre indicam um propósito a ser alcançado, isto é, uma realidade sentida como aspiração profunda de que tal tema se torne realidade. Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco tem usado expressões que surpreenderam e continuam a surpreender o mundo, como, por exemplo: “Uma Igreja ‘em saída’, que não olha para si mesma”; uma Igreja que ousa em tomar iniciativas para “não sermos cristãos com cara de funeral” (EG 10). E, também esta outra, particularmente, desafiadora, por ser um apelo a uma igreja com forte presença missionária: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (EG 49).

Estas expressões, entre tantas outras, manifestam um desejo profundo de que a Igreja, nos tempos de hoje, precisa, necessariamente, ser missionária. Tais expressões encontram eco em nossa Arquidiocese de Belém que quer ser, sempre mais, “Igreja de portas abertas”, ou seja, uma Igreja, toda ela, ministerial e missionária, que busca superar a mera “pastoral de conservação” para ir ao encontro das “periferias existenciais”.

As assembleias específicas em preparação para a assembleia geral do sínodo arquidiocesano que acontecerá no primeiro fim de semana de agosto de 2022, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), indicaram já possíveis caminhos por onde precisamos caminhar para responder àquilo que o Espírito de Deus está nos pedindo neste tempo. É preciso, contudo, passar pelo crivo da comunhão entre todos para que as decisões sejam assumidas por todos e assim entremos num estilo de Igreja sinodal. “Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”, nos lembra o Documento Preparatório para o Sínodo. É, exatamente, esta a pergunta fundamental para todos nós: Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo hoje na vossa Igreja local, em nossa arquidiocese? Em oração e em sincera escuta mútua entre todos nós, precisamos nos perguntar: Que passos o Espírito Santo está nos pedindo a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

Perguntar-se sobre estas questões e buscar, juntos, as respostas é a grandeza e riqueza de todo o processo sinodal que estamos vivendo. A comissão central do sínodo está trabalhando para apresentar um texto que servirá como instrumento de reflexões para a assembleia sinodal. Continuemos rezando para que a caminhada sinodal chegue a bom termo e seja muito frutuosa para nossa Igreja de Belém.

“Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas