Círio: romarias e devoção a Nossa Senhora

Foto: Shirley Moura – Pascom Arquidiocesana

Impressiona ver quantos romeiros peregrinos seguem até o santuário de Nossa Senhora de Nazaré: eles vêm a pé, de bicicleta, motocicleta, carro, ônibus, barco…Cada um participa como pode dos eventos do Círio nestes dias!

Cada peregrinação nos lembra que nossa vida terrena é uma caminhada com destino certo: chegar a casa do Pai, nosso criador, fonte de nossa existência. Toda caminhada sempre tem suas dificuldades e contratempos: a distância, a fome e a sede, o calor, o cansaço, os imprevistos acidentais. E só quem persevera e supera os obstáculos chega ao destino. No caso do Círio, o destino é encontrar-se com Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Cristo e nossa. Nossa Senhora de Nazaré nos apresenta seu Filho Jesus e nos indica a esperança de salvação eterna.

O que fazer, após ter participado do Círio? Fazer de tudo para não perder Jesus. Fazer como São José que, ao ouvir a mensagem do anjo que Herodes queria matá-lo, LEVANTOU-SE DE NOITE, PEGOU O MENINO E SUA MÃE, E PARTIU PARA O EGITO.
Este é um bom propósito para continuar a viver as alegrias do círio: continuar cada dia de nossa vida unidos a Jesus. Somos povo de Deus em caminho!

Leia nossos Colunistas