Com que coração?

Olá, meu irmão e minha irmã, que a Misericórdia esteja com cada um.

Já desponta 2022 com promessas e esperanças, intenções, projetos. Não sabemos o que se realizará de fato. Sabemos, no entanto, que o futuro é um mistério e dele não temos controle. Porém, podemos refletir com que coração viveremos esse novo tempo?!

No último dia 28 celebramos os “Santos Inocentes “. A liturgia refere-se a todos aqueles que foram mortos em razão da loucura e ganância de Herodes, chamado “o grande”. Ele, ao perceber que enganado pelos Reis Magos descarrega sua ira nas crianças.

Mas quem era Herodes? Ele nasceu em 72 (a. C.) Em 63 (a. C.) aconteceu de Roma dominar Israel e escolher a família de Herodes para governar. Foi, especificamente em 47 (a.C.), que Herodes passa a governar a Galileia e no ano 40 (a.C.), recebe do imperador o título de rei dos judeus.

Como aliado de Roma, Herodes, não era querido entre os judeus. Seu governo foi marcado por obras faraônicas. Merece destaque o “Túmulo dos Patriarcas”, a ampliação do Templo de Jerusalém e a construção de Massada, que foi um castelo dentro de uma fortaleza, em cima de uma montanha no meio do deserto. Além, dessa mania de grandeza, ele era paranoico. Vivia desconfiando que sempre havia alguém tramando sua morte. Para se sentir seguro, tinha uma guarda pessoal de cerca de dois mil homens. Desconfiado da esposa, mandou matá-la, assim como alguns dos próprios filhos.

Herodes representa, portanto, o homem que enlouquece por causa do egocentrismo, por causa da sede pelo poder, que faz de tudo para realizar seus desejos, se colocando, inclusive contra Deus.

Contrariamente a Herodes “o grande”, nós temos a figura de José “o carpinteiro”.

José jamais pensou em “entrar para história”, nunca ambicionou ter poder. Ao ser avisado, pelo anjo, dos planos de Deus, “José se levantou de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito” (Mt 2,14). Chama atenção a prontidão do Carpinteiro em acolher e executar a Vontade de Deus. Ele não esperou amanhecer, ainda estava escuro quando partiu. Enfrentou as trevas confiando na Palavra de Deus.

Refletindo sobre esses dois personagens (Herodes e José), posso me perguntar (faça a si mesmo esse questionamento), a qual deles meu coração buscará se configurar?

Em 2022, terei um coração herodiano? Isto é, egoísta, disposto a sacrificar inocentes para realizar meus desejos? Serei ganancioso, apegado aos pecados, pois, eles dão prazeres?

Ou será que em 2022 vou cultivar um coração josefino? Ou seja, estarei disposto a renunciar meus planos, na medida em que, alimentado pela Palavra de Deus, conhecendo Sua Vontade, acolho e realizo em minhas ações? Agirei guiado pela Palavra de Deus ?

Hoje, aquele que era “grande” neste mundo é recordado como imagem do que é mal e detestável. O Carpinteiro, o trabalhador, o pequeno José é denominado glorioso.

Que Deus conceda um ano de 2022 conforme aquilo que escolhes.

Sigamos em frente pensando com a Igreja no serviço da Verdade.

Fique com Nossa Senhora e São José.

Leia nossos Colunistas