Esta expressão – “Começar de novo!” – foi usada por D. Alberto Taveira ao terminar a reunião com os vigários episcopais no dia 05 de agosto. Disse ele: “Estamos retomando o segundo semestre e diversas atividades pastorais se reiniciam em todas as paróquias, como reuniões ordinárias dos grupos das pastorais, da catequese e dos movimentos eclesiais. Chegou a hora de ‘começar de novo’”. Nota-se, de fato, por toda parte, um grande desejo de, aos poucos, na medida do possível, ir retomando nossas atividades presenciais, sempre seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias.

Em breve, ainda neste mês, será anunciado o novo calendário da “caminhada sinodal” do 1º sínodo arquidiocesano, primeiramente marcado para 2020 e agora remarcado para 2022. As paróquias retomarão reuniões e encontros dos seus grupos para ouvir o povo de Deus; igualmente, as regiões episcopais e os organismos arquidiocesanos farão as suas assembleias para que, todos juntos, ouçamos o que “o Espírito está nos pedindo” nesta “mudança de época” da história.

Ao mesmo tempo que retomamos a caminhada sinodal arquidiocesana, nós estamos também empenhados em participar da preparação da primeira assembleia eclesial latino-americana e caribenha que acontecerá em novembro deste ano em Guadalupe, no México. Os párocos já foram orientados sobre como podem movimentar suas lideranças paroquiais para responderem ao questionário de escuta em vista de contribuirmos para a realização desta importante assembleia.

Para que serve esta escuta? “Este processo de escuta será a base do nosso discernimento e nos iluminará para orientar os passos futuros que, como Igreja da região e como CELAM, devemos dar, ao acompanhar Jesus hoje encarnado no meio do povo, no seu “Sensus fidei” que é o seu sentido de fé. Esta escuta prevista primeiramente entre os meses de abril e julho, foi prolongada até o fim do mês de agosto deste ano de 2021” (cf. site da Arquidiocese de Belém).

Na Arquidiocese de Belém o processo de escuta já está aberto e todas as instâncias eclesiais podem fazer a contribuição através de suas realidades. O processo de escuta pública está sendo realizado através de atividades coletivas e contribuições individuais, com registros realizados pela plataforma colaborativa on-line no site da Assembleia Eclesial, em sua seção “ESCUTA” onde também contam todas as informações de como será realizado. Grande novidade na organização desta primeira assembleia eclesial é a possibilidade de qualquer pessoa poder participar mesmo a título pessoal. Basta identificar-se e responder ao questionário online no site próprio da assembleia, https://asambleaeclesial.lat/escucha/

Na expectativa de “começar de novo”, retomemos a oração pelo nosso sínodo arquidiocesano:

Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos(as) missionários(as) anunciadores(as) da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa Igreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Nazaré, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém.

Leia nossos Colunistas