Como vai o seu tempo?

Recorrentemente escuto pessoas reclamando da falta de tempo para cumprir todas as atribuições diárias com frases tipo: “Meu dia tinha que ter 48 horas”, “Não tenho tempo pra nada”. Mas será que é isso mesmo? Não temos tempo ou não sabemos utilizar o tempo que temos? De início já é importante lembrar que todos nós, independentemente de idade, classe social, profissão, temos, igualmente, 24 horas à nossa disposição, todos os dias. Ninguém tem menos ou mais horas, mas tão somente 24 horas! Então, por que há quem consiga realizar muito enquanto outros não conseguem?

Mesmo se compararmos nossa vida e compromissos entre antes e depois da atual pandemia, verificamos que a dificuldade para gerir o tempo permanece. Se antes mal tínhamos tempo para ficar em casa (sem tempo para família, filhos, saúde, atividade física, lazer, etc) hoje a maioria de nós está, a maioria do tempo em casa e mesmo assim, muitos continuam com a mesma dificuldade. Então, a verdadeira questão não é sobre quanto tempo temos, mas sobre como gerenciamos esse tempo e sobre como entendermos que a boa administração desse recurso essencial pode nos ajudar no alcance de nossos objetivos, projetos e sonhos.

Estamos falando de Gestão do Tempo, o processo de organizar, planejar a divisão do tempo entre as atividades que precisamos executar durante o dia, a semana, etc. e, assim, podermos usufruir das vantagens de um bom aproveitamento do tempo, dentre elas: Diminuição do estresse (seguir um cronograma de tarefas gera redução de ansiedade); Mais tempo livre (para gastar em hobbies ou outras atividades pessoais); Maior produtividade e eficiência (levando a mais oportunidades e menos desperdício de tempo) e, ainda, a capacidade de realização (atingimento de metas e objetivos pessoais ou profissionais em um período de tempo mais curto).

No processo de gerenciamento do tempo é muito importante identificamos, em nossa rotina diária, quais os nossos “ladrões de tempo” ou onde nós desperdiçamos o tempo. Podemos considerar alguns desperdiçadores mais comuns nos dias atuais: uso inadequado das redes sociais (por vezes, uma “olhadinha” vira horas…), falta de planejamento de atividades; desorganização; indisciplina; indefinição de prioridades e a procrastinação (o famoso “depois eu faço”). Quais os seus?

Então, por onde começar a aproveitar melhor o seu tempo? Vamos lá: criar o hábito de planejar seus dias e semanas e fazer uma revisão diária (ter uma agenda pode ajudar); colocar as pendências no papel e definir dia e hora para concretizá-las; preparar uma lista de tarefas mais importantes e urgentes e definir um prazo para completar cada uma (as importantes e urgentes, faça-as imediatamente; As não urgentes: decida quando realizar; As Urgentes, mas não importantes: delegue para outra pessoa, se possível) e, ainda, diminuir as distrações; Parece difícil? Chato? Pode ser, no começo, mas, se houver o compromisso de fazer da gestão do tempo um hábito, você certamente verá os resultados que alcançará. Experimente!

Leia nossos Colunistas