Creio em Jesus Cristo seu filho

Aos domingos nas celebrações nós proclamamos que cremos em Jesus Cristo e nos seus ensinamentos. Crer não é só aceitar como verdade, mas assumir na prática o que proclamamos.

A Bíblia diz que Jesus Cristo é o filho único de Deus. Ele se fez homem para nos salvar. São Paulo (Gl 4, 4-5) diz que Deus Pai enviou Jesus para nos libertar do pecado e nos adotar como filhos.

Jesus nasceu em Belém no tempo do rei Herodes, foi carpinteiro e pregador ambulante, foi perseguido por causa dos seus ensinamentos, foi preso, flagelado e condenado a morrer na cruz. Para confirmar que Jesus dizia a verdade, o Pai o ressuscitou no terceiro dia.

Nós cremos que Jesus é o Filho de Deus feito homem (Jo 13, 3ss).

O anjo Gabriel pediu a Maria e a José para dar-lhe o nome Jesus.

Jesus significa ‘Deus salva’ (Lc 1, 31 e Mt 1, 21). De fato, Jesus salva a humanidade de todo o pecado, da maldade e da morte eterna.
Cristo significa o Ungido, o Consagrado, o Messias enviado.

Seu Filho Único – Jesus é realmente o Filho único de Deus, a 2ª pessoa da Santíssima Trindade que se fez homem para nos salvar do pecado, da maldade e da morte eterna.

Iluminado pelo Espírito Santo Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus aceita e responde: “Não foi um ser humano que te revelou isto, mas foi o Pai do céu” – Mt 16, 17.

No Batismo e na transfiguração de Jesus, Deus Pai aparece em forma de nuvem e nos disse: “Este é o meu filho querido. Ouvi-o”.
Nosso Senhor –Senhor significa o soberano do universo, o dono de tudo, o Deus em pessoa (Jo 21,7.17). É por isso que usamos muito a palavra Senhor aplicada a Jesus e a Deus Pai.

Crer em Jesus como Senhor é aceita-lo como Deus e como o nosso modelo de vida. Quem crê em Jesus torna-se filho de Deus – 2Pe 1, 4.
Jesus é verdadeiro Deus e também verdadeiro homem, igual a nós em tudo, menos no pecado. Ele se fez homem sem deixar de ser membro da Santíssima Trindade. Ele é o criador do universo. Tudo foi feito por ele e nada do que existe foi feito sem ele – Jo 1, 2.

Como homem, Jesus tinha corpo igual ao nosso que cresceu em tamanho, idade e em sabedoria. Ele tinha todas as nossas tendências e tentações, mas sempre fez em tudo a vontade do Pai. Ele disse: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai”. Diante da morte disse também: “Pai, se for possível, afasta de mim este cálice sem que eu beba; mas não se faça a minha vontade e sim a tua” (Mt 26, 42 e Lc 22, 42).

Leia nossos Colunistas