Creio na Santa Igreja Católica

Aos domingos nas celebrações nós proclamamos que cremos em Jesus Cristo e no que ele nos ensinou. Crer não é só aceitar como verdade, mas assumir na vida prática o que proclamamos.

A palavra Igreja significa Assembleia do Povo de Deus, reunião santa do povo para louvar, ouvir a Palavra e testemunhar o Senhor ressuscitado (At 19, 39). Igreja é o povo santo do Senhor.

A Igreja recebe também outros nomes: Povo de Deus, Corpo de Cristo, Família de Deus, Rebanho do Senhor, Vinha do Senhor. (Jo 10, 1-15; Ez 11-31; 1Cor 3, 9; Jo 15, 1-5).

Deus quer que todos se salvem. O caminho reto e seguro da salvação que Deus escolheu é a sua Igreja. Aos poucos, os fiéis vão sendo educados na fé, pela Igreja com pregações, catequese e celebrações.

A Igreja foi fundada por Jesus sob o impulso do Espírito Santo.

Santa – A Igreja é santa pela santidade de Cristo que é a cabeça da Igreja. É santa pela ação do Espírito Santo e também pelo esforço de tantos cristãos que vencem o mal e promovem o bem.

Pecadora – A Igreja é também pecadora pelos pecados humanos.

A Igreja não é formada de anjos, mas por seres humanos sujeitos a muitas tentações, fraquezas, tropeços e quedas.

Católica – significa ‘universal’, isto é, aberta a todas as pessoas de qualquer nação e povo, independentemente de raça, cor, condição social, situação moral, física e econômica.

Apostólica – Significa que ela foi fundada sobre a autoridade, a fé e a missão dos Apóstolos. Pedro foi escolhido como a rocha sobre a qual Jesus edificou a Igreja. Os outros Apóstolos são as grandes testemunhas.

Hoje o papa é o sucessor direto de Pedro. Os Bispos são os sucessores diretos dos Apóstolos. Os padres são sucessores diretos dos presbíteros. Assim, a Igreja católica é sempre a mesma desde o início.

Apóstolo significa enviado a testemunhar Jesus Cristo.

Bispo significa sentinela, guardião da fé e pastor do povo de Deus.

Para fazer parte da Igreja é preciso converter-se, crer em Cristo, ser batizado e viver a vida cristã como membro da Família de Deus.

Para ser batizada a pessoa deve estar disposta a nascer de novo pelo Batismo e pelo Espírito de Deus, despir-se do ‘velho homem de pecado’, e revestir-se do ‘homem novo’ que é Jesus Cristo – Jo 3, 3-5.

Todo o batizado tem a missão de ser sal da terra, luz do mundo e fermento da massa (Mt 5, 13-16). Sem esta disposição o batismo é inútil.

Leia nossos Colunistas