Cristo está vivo, aqui e agora!

Continuo trazendo as lições de vida da Páscoa apresentadas pelo Papa Francisco na sua homilia na Vigília pascal deste ano. A primeira lição é: em Cristo Ressuscitado nossa vida recomeça. A segunda é esta: a fé não é um repertório do passado, Jesus não é um personagem ultrapassado. Ele está vivo, aqui e agora. Caminha conosco todos os dias, na situação que estamos vivendo, na provação que estamos atravessando, nos sonhos que trazemos dentro de nós. Abre novos caminhos onde nos parece que não existem, impele-nos a irmos contracorrente relativamente a nostalgias e ao “já visto”. Mesmo que tudo nos pareça perdido, por favor – insiste o Papa Francisco –, abramo-nos maravilhados à sua novidade: Ele surpreender-nos-á.

O anúncio do anjo, na manhã da Páscoa, dizia às mulheres: “Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá O vereis”. Ir para a Galileia significa ir ao lugar mais distante, isto é, naquela região em que moram aqueles que estão mais longe da pureza ritual de Jerusalém. Foi lá que Jesus começou a sua missão, dirigindo o anúncio a quem carrega fadigosamente a vida diária, dirigindo o anúncio aos excluídos, aos frágeis, aos pobres, para ser rosto e presença de Deus que incansavelmente vai à procura de quem está desanimado ou perdido, que Se move até aos confins da existência porque, a seus olhos, ninguém é último, ninguém está excluído. Também nos dias de hoje é lá que o Ressuscitado pede aos seus para irem, também hoje nos pede para irmos à Galileia, para esta “Galileia” real. É o lugar da vida diária, são os caminhos que percorremos todos os dias, são os recantos das nossas cidades onde o Senhor nos precede e Se torna presente, precisamente na vida de quem se encontra ao nosso lado e partilha conosco o tempo, a casa, o trabalho, as fadigas e as esperanças. Na Galileia, aprendemos que é possível encontrar o Ressuscitado no rosto dos irmãos, no entusiasmo de quem sonha e na resignação de quem está desanimado, nos sorrisos de quem exulta e nas lágrimas de quem sofre, sobretudo nos pobres e em quem é marginalizado. Ficaremos maravilhados ao ver como a grandeza de Deus se revela na pequenez, como a sua beleza resplandece nos simples e nos pobres.

A terceira lição de vida do anúncio de Páscoa é este: Jesus, o Ressuscitado, ama-nos sem fronteiras e visita todas as situações da nossa vida. Ele plantou a sua presença no coração do mundo e convida-nos todos a superar as barreiras, vencer os preconceitos, aproximar-nos de quem está ao nosso lado dia a dia, para redescobrir a graça da quotidianidade. Reconheçamo-Lo presente nas nossas “galileias”, na vida de todos os dias. Com Ele, a vida mudará. Porque, para além de todas as derrotas, do mal e da violência, para além de todo sofrimento e para além da morte, o Ressuscitado vive e guia a história. … Se você, amigo leitor, amiga leitora, neste tempo tem  no coração uma hora escura, um dia que ainda não raiou, uma luz sepultada, um sonho despedaçado, coragem! Abra o coração maravilhado ao anúncio da Páscoa: “Não tenhas medo, Cristo ressuscitou! Ele espera você na Galileia”. Os seus anseios serão realizados, as suas lágrimas serão enxugadas, os seus medos serão vencidos pela esperança, porque – você sabe? – o Senhor sempre nos precede, caminha sempre à nossa frente. E, com Ele, a vida sempre recomeça. Por isso, ainda uma vez quero desejar-lhe: “Feliz Páscoa”. Neste tempo de incertezas, dores e perdas de pessoas queridas, que a presença do Cristo ressuscitado traga luz, consolo, esperança e alegria!

Leia nossos Colunistas