E a sua felicidade?

Você sabia que o dia 20 de março é o Dia Internacional da Felicidade? A data, criada em 2013, foi inspirada pelo Reino do Butão, localizado nos Himalaias, que promove, desde a década de 70, o conceito de Índice da Felicidade para medir bem-estar socioeconômico e o Produto Interno Bruto (PIB), criando, posteriormente, o índice de Felicidade Nacional Bruta. Vale lembrar uma frase do então primeiro secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o primeiro Dia Nacional da Felicidade: “Quando contribuímos para o bem comum, enriquecemo-nos a nós próprios. A compaixão promove a felicidade e ajudará a construir o futuro que queremos”.

A busca pela felicidade é uma constante questão da humanidade. Sabemos mesmo que a felicidade tem diferentes significados: para alguns ser feliz é ter muitos bens, é estar na moda; outros acreditam que é a paz de espírito, o bem estar, a busca do equilíbrio emocional. Quer ser feliz? Então, já comece descobrindo o que é felicidade para você e não faça uso da comparação com os outros, da sua felicidade com a dos outros, especialmente na “felicidade das propagandas” e nas redes sociais em que todos sempre parecem muito bem.

Fato é que ninguém consegue manter um estado de felicidade contínuo, pois a vida real nos leva a encarar frustrações, sofrimentos, fracassos e a aceitar que nem sempre a vida é fácil, cheia de alegrias e realizações, que tristeza, ansiedade, cansaço, medo fazem parte da vida. Para alguns estudiosos, inclusive, felicidade corresponde à capacidade de solucionar, contornar ou suportar, conforme o caso, as adversidades. 

Felicidade é uma construção, não é uma emoção “que cai do céu”, mas exige trabalho, dedicação, tempo. Para ser feliz é preciso escolher entre agir (ser protagonista de suas escolhas) ou reagir (ficar esperando o que vai acontecer e ir levando). Para isso, é fundamental ter um Propósito de vida, saber o que dá sentido à sua vida, o que faz com que você persista diante das dificuldades e busque seus objetivos e sonhos. Quer ser feliz? Coragem, caminhe, busque, ouse. Um dia de cada vez, um momento de cada vez! Vamos em frente!

Leia nossos Colunistas