É o convite que faço a todos nós: esperançar! Mesmo diante de um tempo de tantos desafios, vamos lá, buscar e manter a esperança, lembrando o dito popular: “a esperança é a última que morre…”! O significado de esperança tem diferentes percepções e formas para cada pessoa: uns se mantém agarrados a ela em todas as situações da vida; há os que se lembram dela apenas diante das provações e, claro, há os que a ignoram por completo, os pessimistas. Fato é que com aproximação de um novo ano, fica difícil desapegar-se dela.

É tempo de olhar para o futuro, renovar pedidos, fazer votos, tempo de esperançar. Não de esperar, parado, mas de ir à busca, movimentar-se em prol de seus objetivos e sonhos, poisa pessoa com esperança consegue desenvolver estratégias de vida e de sobrevivência mais eficazes e reúne motivação para colocá-las em prática. Esperar é: “Ah,  eu espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva”. Esperançar é ir atrás, é não desistir, é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar.

Hoje temos comprovações científicas do poder da esperança em nossas vidas, como capaz de promover não só a saúde mental, mas também física, impactando no sistema imunológico e hormonal, a ponto de ajudar na recuperação de doenças e lesões, poisos portadores de esperança são mais fortes em tolerar a dor e têm maior habilidade para resolver seus problemas.

A esperança ajuda-nos a permanecer comprometidos com nossos objetivos e motivados a agir para alcançá-los. A esperança dá-nos um motivo para continuar a lutar e a acreditar que as circunstâncias atuais irão melhorar, apesar da natureza imprevisível da existência humana. Não falamos de uma esperança ingênua e inocente, que permanece de sorriso na cara nas situações mais absurdamente desagradáveis e difíceis quando tudo mostra que algo não vai dar certo ou não vai funcionar, mas de uma condição de permanecermos determinados a buscar estratégias de conquista, de não desistir, de seguir em frente. O oposto desse processo chama-se desesperança, já comprovadamente associada a não vontade de viver, ao não sentido da vida. Assim, vê-se que além de nos ajudar a prosperar, a esperança ajudar-nos a sobreviver.

A fim de nos mantermos esperançosos, é importante estarmos atentos aos nossos pensamentos e atitudes, ao que conversamos, ao que lemos, ouvimos e assistimos, com quem nos relacionamos, visto que os laços sociais que vivemos e construímos também impactam e nos movimentam a esperançar. Importante observar que a esperança está diretamente ligada a virtudes como paciência, gratidão, amor e fé, ou seja, quanto mais nutrimos essas virtudes, mais esperançosos e esperançados nos mantemos. Então, meu desejo a você, leitor, e a todos, é que nos esperancemos em 2022 e juntos possamos construir o melhor de nós!

 

Colunistas