Feliz Natal: Jesus Cristo é a Luz que brilha nas trevas!

Falando da chegada do Messias o profeta Isaías afirma: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso… porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: ele se chama «Conselheiro Maravilhoso», «Deus Forte», «Pai para sempre», «Príncipe da Paz” (Is 9,1.5-6).

Essa é uma das profecias mais bonitas do profeta Isaías que nos fala da identidade do Messias e do impacto que causaria a sua presença no mundo. Para o profeta o Messias é a luz que brilha nas trevas!

De fato, o evangelista João vai retomar esse simbolismo da luz aplicando-o a Jesus dizendo que Ele é a luz dos homens (cf. Jo 1,5), luz que brilha nas trevas (cf. Jo 1,5), a luz verdadeira que ilumina os homens (cf. 1Jo 1,9). Por sua vez, a humanidade é chamada a se aproximar da Luz para não praticar o mal (cf. Jo 3,20), não tropeçar (cf. Jo 11,9). Todavia, como bem sabemos, parte dos homens rejeitaram a Luz e preferiram as trevas (cf. Jo 3,19).

A vinda do Filho de Deus afugenta as trevas da desorientação para a humanidade porque o Deus conosco, é o Caminho, a Verdade e a Vida. O termo “trevas” é símbolo do pecado, da maldade, da falta de fé, da cegueira espiritual, da desordem moral… As “trevas”, ou escuridão, é símbolo do egoísmo, da corrupção, da desonestidade, da violência, da indiferença!

A escuridão nos desorienta, nos provoca incerteza, nos mete medo, nos traz insegurança, nos dispersa, nos oprime, nos paralisa, nos deprime! Sem orientação segura vagamos sem rumo certo e não sabemos onde chegar.

Também nós, muitas vezes, somos tentados a viver nas trevas; na verdade, a nossa vida é permeada de “luzes e sombras”, de “virtudes e defeitos”, de “grandezas e misérias”, de “conquistas e derrotas”! Mas somos naturalmente atraídos pela luz!

Quando nascemos se diz que alguém nos “deu à luz”! Fomos colocados à luz e para vivermos nela! Luz é a condição que nos possibilita viver! Sem luz adoecemos! Sem luz invalidamos nossa visão! Teologicamente, a luz é sinônimo de Fé! Moralmente, luz é sinônimo de Bem! Sem a prática da bondade não chegamos à Felicidade.

O Natal do Senhor é a celebração da encarnação do Bem Supremo na humanidade. É para isso que Deus vem ao nosso encontro: para nos promover, nos resgatar, nos fortalecer, nos engrandecer, nos otimizar, nos salvar!

Quantas vezes somos ameaçados pelas nossas sombras de cada dia! Quantas vezes nos perdemos na vaidade e na autossuficiência. A acolhida do Salvador da humanidade é reconhecimento de que somos carentes e que em Deus está a nossa plenitude!

Que neste Natal Deus nos conceda a graça do aumento da sua Luz em nós com suas mais variadas bênçãos e benefícios! Precisamos da luz… da luz mental, luz espiritual, luz afetiva, luz moral… A sociedade, muitas vezes ameaçada pela cultura de morte, precisa da luz política, luz ética, luz cultural, luz espiritual!

Jesus Cristo é a Luz do universo (cf. Jo 8,12; Jo 9,5), portanto, é a Luz da qual depende a qualidade da vida dos seres humanos (cf. Jo 1,4)! Pela fé, através do batismo, nos tornamos Filhos da Luz! (cf. Ef 5,8; 1Ts 5,5).

Neste Natal, renovemos a Esperança que brota da Fé em nosso Salvador que, para todo o mundo brilhe, a sua luz brilhe para quem vive nas trevas e nas sombras da morte!

Que sejamos sempre agraciados pela Luz da Fé, a Luz da Esperança, a Luz do Otimismo, a Luz da Alegria, a Luz da Boa Ousadia, a Luz da Firmeza, a Luz da Verdade, a Luz da Justiça, a Luz da Paz, a Luz da Amizade, a Luz da Saúde, a Luz do discernimento, a Luz da perseverança no bem. Que a Paz traga harmonia e a Luz do amor ilumine a sua família!

FELIZ NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

Leia nossos Colunistas