Foi crucificado, morto e sepultado

A flagelação de Jesus foi um suplício imenso, com o uso de três tipos de flagelos. Depois de flagelá-lo, gozaram dele, injuriando-o e coroando-o de espinhos. Por fim o obrigaram a carregar a cruz até o monte Calvário onde o crucificaram. Antes de morrer Jesus pediu perdão ao Pai pelos pecados dos seus algozes e morreu.

José de Arimatéia levou o corpo de Jesus e o sepultou por num sepulcro novo escavado na rocha onde ele ficou morto por três dias.
Muitas vezes Jesus falou que iria ressuscitar. Por isso, os chefes dos judeus exigiram que Pilatos mandasse piquetes de guardas vigiar o sepulcro para evitar que seus discípulos roubassem o corpo e depois dissessem que ressuscitou. Pilatos mandou quatro piquetes de guardas vigiar a sepultura e pôs nela o selo real.

Desceu à mansão dos mortos – Descer à mansão dos mortos significa que Jesus morreu de verdade e não só aparentemente.
Na época, os hebreus acreditavam que debaixo da terra havia grutas enormes onde ficavam os mortos. Lá os justos viviam na penumbra, numa vida sem graça enquanto esperavam a libertação de Deus nos fins dos tempos. O povo achava que Jesus desceu àquela morada. Ele desceu, mas não ficou lá, pois ele tinha a chave da morte.

Ressuscitou no terceiro dia – Na madrugada do 3ª dia após a morte, um anjo desce do céu como um raio, remove a pedra que fechava o sepulcro e Jesus sai vivo, com corpo novo de imensa beleza.

Os soldados apavorados fugiram e relataram aos chefes o que viram. Esses lhes deram alta soma de dinheiro para calarem.
Algumas mulheres foram ao túmulo e lá se encontraram com Jesus.

Depois os Apóstolos também foram e viram que era verdade.

À tarde daquele dia Jesus aparece a dois discípulos a caminho para Emaús. Apareceu também aos 11 Apóstolos reunidos no Cenáculo, pediu que o tocassem para certificar-se que não era um fantasma. Eles tocaram nele. Depois reclamou da sua pouca fé. Depois comeu pão e peixe que eles tinham sobrado do jantar.

Ao longo de 40 dias Jesus apareceu muitas vezes aos discípulos ensinando-os e fortificando-os na fé. Uma vez ele apareceu a mais de 500 pessoas reunidas. Assim, todos tiveram certeza absoluta que Jesus ressuscitou de fato e que estava vivo.

Os discípulos tiveram tanta certeza na ressurreição que saíram pelo mundo anunciando a mensagem da salvação, enfrentando qualquer sofrimento e até a morte para testemunhar o que viram e ouviram.

A ressurreição de Jesus é o centro da fé cristã. O cristão que crê e segue Jesus, após a morte também ressuscitará como ele.

Leia nossos Colunistas