Homilia Dominical – Jo 11, 1-45.

 

A) Texto: Jo 11,1-45

1Havia um doente, Lázaro, de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. 2Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. 3As irmãs mandaram… dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”. 4…Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para… para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. 5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6… Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7… disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”. 8Os discípulos …: “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” 9Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça…10-11Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro dorme. Mas eu vou acordá-lo”. 12-14Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. 15Mas, por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creais…” 16-20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21.. Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim,… o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei… na ressurreição, no último dia”. 25… Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida…26…Crês isto?” 27… ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo”. 28Depois…ela foi chamar a sua irmã Maria, dizendo baixinho: “O mestre está ai e te chama”. 29…Maria ouviu isso, … e foi ao encontro de Jesus. 30-32…caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”. 33Quando Jesus a viu chorar…35Jesus chorou. 36-39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta…interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” 41-43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” 44O morto saiu… Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!” 45…muitos judeus…e viram o que Jesus fizera creram nele.

B) Comentário
O tema principal é a fé na pessoa de Jesus: “alegro-me por não estar lá, para que creias” (v 15); “Eu sou a ressurreição e a vida.. Crês isto?” (v 27); “Sim, Senhor, eu creio…” (v 27); “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” (v 40); e conclui o texto: “viram o que Jesus fizera creram nele” (v 45).
A confiança em Jesus é asseverada por ambas as irmãs de Lázaro: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido” (v 21.32). E continua: Mas mesmo assim, o que pedires a Deus, ele to concederá (v 22).
O pedido de Jesus a Deus; a fé em Jesus ultrapassa a realidade e o poder da morte! (v 40): Jesus é mais forte que a morte!
A morte para Jesus é um simples sono. O poder de sua voz livra seu amigo e amigos das amarras da morte. Para tal, muitos e todos devemos crer nele (v 45), pois fomos libertos!

Leia nossos Colunistas