A) Texto: Lc 19,1-10
1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
B) Comentário
Aqui temos o encontro de Zaqueu com Jesus. Quem é Zaqueu? Como se deu tal encontro? Qual foi o resultado dele?
Zaqueu, era pessoa esforçada e decidida. E sendo assim, galgou a chefia em seu trabalho: era chefe dos cobradores de impostos e muito rico (v 2).Mas,a riqueza sem partilha, não tem valor de salvação!
Zaqueu queria crescer em conhecimento, já que não o era em estatura. Jesus era famoso, Zaqueu procurava ver quem era Jesus. Ver, no texto, significa Conhecer.
Ele queria conhecer Jesus, e Jesus já o conhecia, até pelo nome: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa” (v 5). Para ter a experiência com Jesus, é necessário descer, baixar do orgulho, a fim de encontrá-lo. Para ver o outro: fica no nível dele!Baixa de teu pedestal!
Antes do encontro com Jesus, Zaqueu estava cego, por dentro e por fora! Os pobres estavam sempre lá, e ele não os via. Era desonesto, e não percebia.
Após o encontro, diz: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais” (v 8).E Jesus conclui: “Hoje a salvação entrou nesta casa” (v 10), ou seja: “nesta vida!”
Jesus, abre os olhos aos cegos! E “o pior cego é aquele que não quer ver”! Zaqueu queria conhecer;“procurava ver quem era Jesus”! E nós, que procuramos na vida? Sendo cristãos, como atuamos no mundo hodierno? Qual é nossa relação interna e externa com as pessoas: coerente e generosa? É necessário um exame de consciência, para se ter da Graça divina, a eficiência. É indispensável verificar o “eu” interno e externo, no agir diário, para que a salvação se realize!
No encontro com Jesus, Zaqueu mudou de vida! E nós? Será se nos encontramos realmente com Jesus?Jesus, não deixa seu benefício, para amanhã: “Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43); e logo: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.” (Lc 19,9).
“Ser filho de Abraão”, indica bênção e salvação, prometida por Deus aos descendentes dele [A.T] (Gn 12,1-3; 15; 17;). Gn 19: Em Sodoma, se salva os de Ló, parentes dele. E no [N.T], Jesus, salvador, é filho de Abraão (Mt 1,1).