Raphael: The Miraculous Draft of Fishes

A) Texto: Jo 21,1-19
1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixe. 7Então, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes… 9-12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabia que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribui-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”… 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”… 19… E acrescentou: “Segue-me”.

B) Comentário
O texto indica a certeza da Ressurreição de Jesus,ao mencionara terceira vez da aparição aos discípulos (v 14), pois o número é determinante, como ação de Deus.

Jesus comemora com os seus e convida: “Vinde comer”. Ele come.É a ação de comer e celebrar o amor no pastoreio. Só quem responde pelo amor, pode responder pela missão de cuidar de seus pertences: “meus cordeiros”; “minhas ovelhas”.

Por que Pedro ficou triste? Por que Jesus perguntou três vezes? Por uma parte Pedro ficou triste porque recordou que falhou, já que antes o negara. E por outra, Jesus repete porque só o amor é capaz de recuperar a confiança.
Quando o mestre postula sobre o amor, ele brinda a primeira questão a Pedro sendo ela singular em relação às que seguem, porque a original das perguntas tem um “mais” único.

Que significa este mais na indagação sobre o amor? O que é amar mais, principalmente no confronto com outras pessoas? Ou mesmo ter mais fé que todos? Este mais se projeta muito além do corriqueiro…Que implica “dar mais de si mesmo”? Alguma das vezes pensa-se: “fiz muito, no entanto poderia ter feito muito mais”. Este mais é realmente o diferente de tudo: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. Jesus indaga a Simão, e continua indagando a cada um de nós hoje, no trato com ele.

Leia nossos Colunistas