A) Texto: Lc 4,1-13

1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou… e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2 Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, … sentiu fome. 3 O diabo disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4 Jesus…: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”. 5 O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe… todos os reinos… 6 e lhe disse: “Eu te darei todo esse poder e… sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7 Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. 8 Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás’”. 9 Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, …sobre a parte mais alta…e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10 Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11 E…: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 12 Jesus,… “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”. 13 Terminada toda tentação, o diabo afastou-se de Jesus, …

B) Comentário

Quaresma, preparação à Páscoa. Jesus é levado pelo E. Santo e tentado pelo diabo, nos quarenta dias (v 2).

Na bíblia, 40 é uma etapa completa da vida humana, que consiste: 1º40) Da infância à juventude; 2º 40) Da juventude à maturidade; 3º 40) Da maturidade à velhice. Moisés morreu em plenitude (3 x 40): “tinha cento e vinte anos quando morreu” ( Dt 34,7).

Os salmos falam na (2 x 40) maturidade da vida humana: “fato notável quando chega aos oitenta” (Sl 90,10). O pensar profético ver a vida humana além dos cem anos: “Eis que eu criarei novos céus e nova terra… Ali… Será … Jovem quem morrer aos cem anos…” (Is 65,17-21).

a) Limpeza da criação >40< “quarenta dias e quarenta noites” (Gn 7,12); b) Espiritualidade: com Deus. >40<(Ex 24,18); c) Alimento durável >40< (1Rs 19,8); d) Jejum vivido por Jesus; >40<(Mt 4,8).

O diabo tenta com necessidades naturais: para o frio a tentação é o cobertor; para a sede, a água; e para a fome, a comida. Após quarenta dias de jejum (v 2), ele desafia: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão” (v 3).

O diabo afronta Jesus em três tentações: a do poder; a do ter; e a do ser. São três tentações, como as do profeta Balaão (Nm 22-24).

Ao poder de transformar situações (pedra=pão), Jesus responde: ‘Não só de pão vive o homem’(v 4); e (Mt) completa: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”(Mt 4,4). Há gente que diz não participar da missa porque não pode comungar (o pão eucarístico); é tentação, pois o pão da palavra nutre também: “Tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). É melhor nutrir-se por uma das dimensões que cair na inanição.

A tentação é contra os valores e virtudes da pobreza. O pobre é rico na partilha: “quanto menos temos, mais podemos dar”. Querer “ser o tal” é a tentação do orgulho, e Jesus rebate (v 12), pois sabe que o diabo pretende desviá-lo de sua meta e do Evangelho.

As tentações são aparência da verdade: Jesus as vence!

Leia nossos Colunistas