A) Texto: Lc 5,1-11.

1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6 Assim fizeram , e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um homem pecador!”. 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

B) Comentário

Temos o fenômeno da pesca miraculosa, ligado ao da vocação, em três momentos: a descrição do local e ambientação da pregação (v 1-3); a pesca milagrosa (v 4-7); e a reação de Pedro, em ser chamado pelo mestre à missão (8-11).

O cerne da mensagem do texto é a vocação de Simão e com ele os demais (“seguiram a Jesus” v 11), a partir daquela pesca.

A palavra de Deus é a energia de tudo. Ela é a ponte entre Jesus e o povo: Jesus para anunciar, e o povo para escutar.

Após a pregação, o mestre ordena: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Pedro está desiludido da pesca sem resultado, apesar do esforço (v 5). Nota-se em Pedro, mais o predomínio da fé que o da obediência a Jesus: “em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (v 4-5).

O resultado foi magnânimo. Surgiu o convite de ajuda, com a aceitação e benefícios para os que exerciam a mesma profissão (v 7).

Diante do fato eclode a voz do aprendiz: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um homem pecador!” (v 8).

É assim: Quando se tem a experiência do resultado da ação do Senhor, imergimos em nosso interior e constatamos Sua bondade e nossa indignidade.

Os apóstolos são exemplos para nós, chamados ao apostolado. A frase de Simão é expressão clara de sua consciência em sentimento de fragilidade. São Paulo disse um dia: “Tudo posso naquele que me dá força” (Fl 4,13).

“De hoje em diante tu serás pescador de homens” (v 10). A atividade futura de Pedro será inovada; continuará pescador, mas os “peixes” serão pessoas. Peixe em grego [ixthüs] significa “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

Portanto, a atividade de Simão e demais “apóstolos”, deve ser a de fazer dos homens, cristãos: filhos de Deus salvos em Seu Filho Jesus Cristo.

Leia nossos Colunistas