A) Texto: Lc 6,27-38

27 Disse Jesus aos seus discípulos: “A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28 bendizei aos que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29 Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30 Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31 O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32 Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34 E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35 Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma mediada com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

B) Comentário

No texto, Jesus começa dizendo aos seus alunos, seus discípulos: “A vós que me escutais”…

Estejamos atentos, pois o mestre não usa o verbo “ouvir” e sim o “escutar”. Este é o mesmo verbo usado pelo Pai na condução da educação do povo bíblico; referência de comando mestre desde o Antigo Testamento: O “Shemá” Israel o Senhor teu Deus (Dt 6,4)! “Esteja atento e te interesses” ó Israel (Povo de Deus) pelo que te diz o Senhor teu Deus! “Escuta ó Israel o Senhor teu Deus”! (Dt 6,4). Jesus o usa na instrução de seus discípulos.

Ouvir para a Bíblia não é sinônimo de Escutar. Escutar requer atenção e empenho. Escutar é ouvir com interesse e atenção ao que é proferido.

O mestre ensina a não revidar; ensina a transformar o mal em bem. Já desde o Antigo Testamento, na história de José do Egito, vendido pelos irmãos, diz José:

“O mal que tínheis intenção de fazer-me, o desígnio de Deus o mudou em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje; salvar a vida de um povo numeroso” (Gn 50,20). É o procedimento do Pai, é o do Filho e deve ser o dos discípulos do Filho. “A vingança não está nos parâmetros do Cristo e, portanto, não há lugar também nos atos dos cristãos”.

Ele instrui: amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam… etc.

Pois “Quem com o ferro fere, com ele será ferido”; “Quem semeia ventos, só recolhe tempestades”! Quem responde o mal com mal, multiplica a maldade no mundo; o mal se alastra. Assim que aos cristãos só lhes é permitido fazer o bem!

Jesus é imitador do Pai e nos indica que façamos o mesmo: “sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus” (v 35).

Leia nossos Colunistas