A) Texto: Lc 9,51-62

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus …ia a Jerusalém.54Vendo isso,os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?55Jesus, …voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 57Enquanto estavam caminhando, alguém …disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

B) Comentário
Neste texto, os samaritanos recusam receber Jesus, na cidade deles. Em consequência, dois discípulos do mestre, tomam partido para destruí-los, e o Cristo os repreende. Tal postura de Jesus, indica que não é solução positiva: pagar o mal, com o mal! E os leva a mudar de direção: “partiram para outro povoado”(v 56).
Mudar o pensamento! Mudar o coração! Torna-se a melhor solução. “A mudança do outro, depende daquela que eu faço em mim”. Portanto, aprendamos com o mestre!
Jesus não veio para forçar as pessoas a aceitá-lo, e não é vingativo! Ele respeita a liberdade de cada um. Ensina, que sejamos responsáveis, e assumamos as consequências de nossas livres escolhas!
A violência proposta pelos discípulos: Tiago e João, é recusada por Jesus. “Quem semeia ventos, só recolhe tempestades”. O cristão deve vencer o mal, com o bem (Rm 12,21).

É necessário pensar de modo diferente, para obter a mudança almejada! No itinerário cristão, não vale exigir os passos do outro, enquanto eu permaneço imóvel, indisposto, no meu ego! O egoísmo não une. Separa! Jesus prega e vive a união.
O seguimento de Jesus nos leva certamente, a um final glorioso. Mas não é fácil exercê-lo, seja quanto ao abrigo que ao repouso! Por outra vertente, ele requer renúncia: “Deixa que os mortos enterrem os seus morto; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus” (v 60); e exige sacrifício: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus” (v 62).
O prêmio final será completo e máximo, porém a exigência do Cristo se faz radical e total, no empenho! Eis o motivo da rejeição daqueles outros, que se ofereceram sem convocação, ao longo do caminho.

A sequela do mestre, demanda aos veteranos e novos membros do grupo, uma entrega extrema de si mesmos, no projeto arquitetado pelo Pai. Assim sendo, estejamos atentos, cientes e dispostos, aos sinais da convocação, para a missão.

Leia nossos Colunistas