Lidar com a frustração

Estudar muito e não ser aprovado, cultivar uma amizade e ser traído, se dedicar ao trabalho e ver outra pessoa recebendo aumento são, certamente, situações que podem nos levar a sentir e viver a frustração. E dá para evitar este tipo de situação? Às vezes, não. Nem tudo depende de nós. Por exemplo: não depende somente de nós como amigos e patrões vão se comportar. Mas podemos nos dedicar a aprender a lidar com a frustração quando for inevitável.

A frustração é um sentimento comum a todo ser humano, é uma resposta emocional à oposição e pode estar ligada a outros sentimentos, como raiva, decepção e agressividade. A maneira como lidamos com as necessidades não satisfeitas pode impactar na forma como lidamos com a frustração e, no mundo atual, acostumados a focar no nosso próprio prazer e satisfação, torna-se desafiador enfrentar a frustração de uma forma saudável. Desde a infância faz-se necessário saber que nem sempre somos atendidos, nem sempre nossas necessidades podem ser satisfeitas, sendo papel importantíssimo dos responsáveis pela educação da criança, explicar isso e mostrar que nem sempre as coisas saem do jeito que queremos, sonhamos, idealizamos, que nem sempre temos o que queremos, e isso é normal.

Há várias formas de reagir à frustração, como: Fugir, se afastar; Evitar situações, lugares, pessoas que possam frustrar novamente; Compensar com outras satisfações (comer em excesso, drogas, álcool, compulsões).

Algumas sugestões para desenvolver a capacidade de lidar com a frustração:
1. Desenvolva sua inteligência emocional: para conhecer as suas emoções e sentimentos e, assim, gerenciá-las.
2. Seja resiliente: desenvolva a capacidade de se adaptar às mudanças. Não deu certo de um jeito? Tente de outro ou adapte-se à situação. Canalize a frustração para a força de recomeçar.
3. Alinhe suas expectativas: não somente ao que você idealiza, mas também na relação com o outro, entendendo que, apesar da vontade de controlar as coisas à nossa volta, tem coisas que não estão ao nosso alcance. Foque no que você tem de concreto e alimente apenas pensamentos realistas.
4. Foque em suas vitórias: você já conquistou muitas coisas, então, tenha empatia com você mesmo; busque enxergar um ângulo diferente da situação e assim você vai amadurecendo emocionalmente. Talvez seja momento de dar um passo para trás, para finalmente poder avançar, ainda que seja de uma maneira diferente da qual você tinha imaginado e,
5. Busque ajuda profissional e invista no autoconhecimento. Até a próxima!

Colunistas