Ministério da Palavra – CNBB 108

A CNBB, preocupada com a baixa qualidade das Celebrações da Palavra por Leigos, editou o Documento 108.
A CNBB pede para todas as dioceses traçarem um plano de formação e de acompanhamento aos Ministros da Palavra, a fim de que as celebrações sejam competentes, eficazes e agradáveis (5).
A formação é indispensável e deve ser séria e competente, dada aos Ministros da Celebração e aos leitores da Palavra (EN, n. 73).
É de vital importância a arte de proclamar a Palavra e o correto uso do microfone (6), pois a Palavra está no centro da vida cristã, da missão de Jesus e das comunidades cristãs (1Jo 1, 1-4) (8).
É pela força da Palavra que os fiéis renascem para viver a vida nova de Cristo (15). É pela Palavra que Jesus fala aos fiéis. Ele disse aos pregadores: “Quem vos ouve a mim ouve e quem vos despreza…” (Lc 10,16) (22).
O domingo é o dia do Senhor (Ap 1,10), e os fiéis têm obrigação de participar da missa (c.1247). Onde a missa não é possível, é seu dever participarem da Celebração da Palavra (37).
A Congregação pelo Culto Divino publicou o Diretório para Celebrações Dominicais na ausência do padre. É preciso assumi-lo (49).
Várias dioceses já criaram o Ministério da Palavra e dão a devida formação e o acompanhamento aos Ministros leigos e aos leitores (55).
É Deus quem convoca a Assembleia litúrgica para seus filhos no dia do Senhor. Quando alguém falta à Assembleia é um membro que falta ao Corpo de Cristo (LG n. 7-8) (108).
Para cumprir a missão de proclamar a Palavra, os leitores devem ser competentes e bem preparados com capacitação técnica, não só para ler, mas para proclamar a Palavra para os fiéis a entenderem bem.
O mau uso do microfone afugenta os fiéis da igreja (112).
Aos cantores cabe cantar as suas partes, dirigir os cantos e promover a ativa participação dos fiéis no canto (112).
Os Bispos da CNBB insistem na necessidade absoluta de uma adequada formação inicial, sistemática, profunda e permanente dos ministros e dos leitores da Palavra (130).
Amigo, para o bem comum, exija do pároco da tua paróquia que promova a devida formação aos ministros da Palavra e aos leitores.
Cursilhista, prepara-te bem para seres bom instrumento de Deus no anúncio da Palavra. Proclama bem e usa corretamente o microfone!

Leia nossos Colunistas