Mudar de opinião

Ouvi uma definição de “Ponto de vista” que me chamou atenção. Diz assim: Um ponto de vista é a vista de um ponto! E é isso mesmo: eu vejo, reflito, escolho e opino desde um lugar de minhas referências, experiências, sentimentos, etc. Do meu ponto de vista eu vejo de um jeito; o outro, de outro ponto de vista, vê, reflete, escolhe e opina do jeito dele, do lugar dele. Mas e se eu experimentar o lugar do outro, se eu entender, verdadeiramente, o que leva o outro às suas escolhas e opiniões, posso compreendê-lo muito melhor, certo? Certo! E posso, até, começar a achar que ele pode ter razão e… mudar a minha opinião!

Sim, mudar de opinião não é abandonar quem somos e nem nos transformar em pessoas volúveis. Hoje gostamos mais de uma cor de roupa, mas de repente descobrimos que há tonalidades que nos favorecem muito mais ou que há sabores que despertam nossos sentidos e que há cheiros, lugares e ambientes mais motivadores e enriquecedores. O que fazer? Mudar! Sem medo!
Ao contrário do que muitos pensam e falam, aquelas pessoas capazes de abrir suas mentes, ser receptivas a estímulos diferentes e estar abertas a mudanças, quando acreditam ser necessário,trabalham a favor do seu próprio crescimento pessoal e do seu desenvolvimento. Há estudos que indicam que pessoas com boa autoestima e que se sentem bem consigo mesmas têm a mente mais aberta e são muito mais receptivas a mudar de opinião e de deixar claro porque o fazem.Às vezes, a mudança de opinião é crescer, é abrir / fechar portas e avançar com mais competência e segurança. E nada disso é ruim ou nos torna pessoas piores.

Para mudar, é necessário ter segurança de que há coisas que já não precisam ser defendidas porque existem opções mais válidas e enriquecedoras. E isso é diferente de mudar de opinião sem nenhum motivo, mas quando você mesmo decide que o que pensava ou fazia não é mais adequado ao que você hoje pensa, sente. Não vale também mudar de opinião só para agradar os outros ou para não ficar mal com o ambiente ou para “se dar bem” com os outros, porque assim você pode conflitar com os seus valores.Mudar é para gente inteligentee disposta a ser feliz com novas ideias.

Leia nossos Colunistas