É bastante comum encontrarmos nas praças ou diante dos edifícios públicos quando tem um gramado bem cuidado esta placa de advertência: “Não pise na grama!” E normalmente as pessoas respeitam e andam pelas calçadas para manter bem cuidado o espaço. Mas sempre tem alguns que infringem as regras e não se preocupam com o bem comum.
Oh! Como será diferente o mundo se todos cultivarmos o respeito uns pelos outros, e tivermos diante dos olhos (mesmo se não escrita visivelmente) esta recomendação: “Não pise nos outros!”.
Diante da realidade social que nosso País vive certamente esta máxima poderá nos ajudar muito para superarmos os conflitos. Esta é uma forma indireta de dizer no negativo a regra de ouro, que se encontra no Evangelho de Jesus: “tudo quanto vocês querem que as pessoas lhes façam, assim fazei-o também a elas” (Mt 7,12).
Recomendo a forma positiva da regra de ouro, pois assim podemos dar o primeiro passo para viver concretamente o amor pelo próximo: fazer o bem a todos que encontramos no dia a dia!