O desafio de recomeçar

Estamos em Julho, sétimo mês do ano 2021, há 14 meses vivendo a pandemia do novo coronavírus, fato que impactou a vida de todos nós e nos levou, de forma impositiva, a vivermos muitas situações incontroláveis, como a perda de pessoas queridas. Mas também nos levou a aprender novas formas de nos relacionar, novas formas de estudar, ensinar e aprender, novas formas de celebrar, novas formas de participar de eventos e celebrações, novas formas de orar em grupo… nossa, aprendemos tanta coisa nova…

Uma experiência traumática, como a que todos vivemos, pode resultar em crescimento e mudanças individuais de cinco formas: encontro de novas oportunidades e possibilidades; relações mais profundas e maior compaixão pelos outros; fortalecimento para desafios; mudança de prioridades e maior apreciação da vida; e aprofundamento da espiritualidade. Essa é nossa capacidade de não apenas superar a crise, mas de realmente ficarmos mais fortes. Passamos por ciclos de encerramento que são fundamentais para os recomeços, quando nos permitimos amadurecer e acolher o novo que sempre está por vir e é claro que tudo isso envolve medo e ansiedade, mas procrastinar o recomeço não é saudável.

O fato é que o advento da vacina e o processo de vacinação em massa já começam a nos permitir voltar a viver de um jeito “quase normal”. Já podemos nos reencontrar e recomeçar a conviver presencialmente, ainda mantendo os devidos cuidados. Então, o convite para todos nós é: recomecemos! Na verdade, a gente recomeça todos os dias, quando acordamos, abrimos os olhos e vamos ao novo que se nos apresenta. E essa capacidade humana de recomeçar nos faz seres diferenciados, valendo observar que o recomeço não segue um calendário e que só há dois dias em que é impossível recomeçar: o ontem e o amanhã. Ou seja, o dia para recomeçar é o hoje, da melhor maneira que você conseguir; uns de forma mais radical, outros de forma mais gradual, mas o importante hoje é recomeçar, seguir em frente.

Na prática, na vida futura pós-pandemia já há pesquisas indicando que muitos comportamentos vieram pra ficar, como por exemplo, os hábitos de higienizar tudo que entra em casa, cozinhar, fazer cursos on-line, ir às compras somente quando necessário, além das mudanças relacionadas ao trabalho remoto, à educação à distância, a novos modelos de negócios, novos postos de trabalho e revisão de crenças e valores. Ou seja, a previsão é de mudanças, de comportamento, de ações e atitudes.

Dessa forma, é saudável que cada um faça planos. Quais são os seus? Ainda há uma série de coisas que não podemos controlar, mas nós podemos controlar nossos sonhos, objetivos e propósito. Então, desconecte-se do caos causado pela Covid-19, acalme sua mente e seu coração, organize os pensamentos e as emoções e responda a você mesmo o que vai fazer quando a tão sonhada “liberdade” chegar? Está passando… Fique bem!

Leia nossos Colunistas