Cursilho é um pequeno curso de 2 ou de 3 dias.
No cursilho os batizados entendem o que é ser cristão que vive a fé do jeito como Jesus espera de nós.
Ser cristão de verdade não é difícil. Exige alguns sacrifícios e renúncias, mas enche o coração de alegria, de paz e de harmonia com Deus, com a natureza, com o próximo e garante a vida eterna.
Todos buscam a felicidade. Alguns, a encontram. Outros nunca a encontraram e nem a encontrarão porque a buscam fora dos planos de Deus
Se queres ser feliz, sintoniza a tua vida no plano de Deus.
Santo Agostinho, com razão, disse que o coração humano anda inquieto e angustiado até não repousar em Deus.
Quem se guia pelo egoísmo, orgulho, desonestidade e materialismo nunca será feliz. A felicidade só está em Deus.
O Cursilho mostra o caminho de Deus e põe os alicerces para o cristão construir o edifício da verdade e da felicidade.
Quando Jesus fundou a Igreja, enviou seus discípulos a toda parte a anunciar o seu Evangelho para iniciar o Reino de Deus e assim transformar a sociedade egoísta, orgulhosa e materialista numa sociedade solidária, justa, respeitosa e amorosa.
Desde o começo, para ser cristão, era preciso também ser missionário, ser fermento da massa, ser sal da terra e luz do mundo.
Ninguém pode considerar-se cristão fiel se não cumprir a missão de tornar o mundo mais justo, mais cristão e mais humano.
O Cursilho tem essas três finalidades:
Tornar o cursilhista testemunha de vida cristã com seu exemplo e com suas palavras; preparar o cristão para anunciar o Evangelho nos ambientes onde vive, executando o Plano Pastoral da Arquidiocese; unir os cursilhistas para agirem em grupos, pois a união faz a força.
Hoje, na Arquidiocese há muitos cursilhistas que cumprem a missão que Jesus lhes deu e atuam nas diversas pastorais.
O Cursilho dá formação e acompanha os fiéis para serem ativos, competentes e eficazes. É para isso que muitos cursilhistas participam de grupos, de Ultréyas e da Escola Vivencial.
Se queres, vem fazer o Cursilho e serás muito mais feliz.