Para viver a sinodalidade – 3

Ainda estamos em tempo de Natal. Quero desejar que as alegrias da presença de Deus que veio habitar entre nós continuem a cada dia deste novo ano que iniciamos.

Pouco antes do Natal, nós propusemos os dois primeiros pontos fundamentais para vivermos a sinodalidade: O primeiro ponto foi “OS COMPANHEIROS DE VIAGEM. Na Igreja e na sociedade, estamos no mesmo caminho, lado a lado”. E o segundo ponto fundamental foi: “OUVIR. A escuta é o primeiro passo, mas requer que a mente e o coração estejam abertos, sem preconceitos”. Nesta semana proponho o terceiro ponto: TOMAR A PALAVRA. Todos estão convidados a falar com coragem e parresia, ou seja, integrando liberdade, verdade e caridade.

Notem que “para viver a sinodalidade” são fundamentais algumas atitudes de abertura aos outros. De fato, é impossível “caminhar junto” sem levar em consideração os companheiros de viagem. A Igreja, por sua natureza, é comunidade. Ninguém de nós, sozinho, é igreja. Nós fazemos parte da Igreja, somos membros da Igreja. Em definitiva: ninguém caminha sozinho na vida.

Pensando em viver a sinodalidade nas nossas comunidades paroquiais, nos nossos grupos eclesiais, precisamos responder algumas que servem como exame de consciência para verificarmos se a questão fundamental – estamos caminhando juntos – está acontecendo ou não. E se está acontecendo, é sempre bom perguntar-nos em que pontos podemos melhorar. E este terceiro ponto, “tomar a palavra”, quer destacar a importância de dar espaço a todos os membros que compõe a comunidade. Se não acontecer a participação de todos se corre o risco de apenas um pequeno grupo tomar decisões por todos. Pior ainda quando esta tomada de decisão de alguns acontece com imposição sobre os demais. Estas perguntas que seguem são fundamentais para podemos viver a sinodalidade. – Como promovemos, no seio da comunidade e dos seus organismos, um estilo comunicativo livre e autêntico, sem ambiguidades e oportunismos? E em relação à sociedade de que fazemos parte? – Quando e como conseguimos dizer o que é deveras importante para nós? – Como funciona a relação com o sistema dos meios de comunicação social (não só católicos)? – Quem fala em nome da comunidade cristã e como é escolhido?

Será uma grande contribuição para a preparação do sínodo arquidiocesano se você (pessoalmente ou, preferencialmente, com os membros do grupo do qual você participa em sua comunidade paroquial) responder a estas perguntas e enviar para a secretaria do sínodo neste e-mail: heliofronczak@gmail.com ou neste número WhatsApp (91) 981441118. Fico no aguardo.

Que 2022 seja pleno de realizações e que a presença do Deus que se fez homem ilumine os nossos caminhos. FELIZ ANO NOVO.

Leia nossos Colunistas