Para viver a sinodalidade – 4

Você começou bem o ano novo? Espero que sim. Um amigo meu sempre perguntava: “Você começou o ano novo com o pé direito ou com o pé esquerdo”? É claro que todos nós, influenciados pela relação de direito com positivo e esquerdo com negativo, respondemos: “Comecei com o pé direito”. E, imediatamente, este meu amigo, rindo e divertindo-se, observava argutamente: “Eu comecei com os dois pés”. Ele tem razão: é melhor mesmo começar com os dois pés.

Para viver a sinodalidade são necessárias algumas atitudes concretas que manifestam a atitude fundamental do que o conceito SÍNODO contém. Como já sabemos bem, sínodo significa “caminho juntos”. Para fazer o caminho juntos, ou seja, para viver a da sinodalidade, o documento preparatório condensou as atitudes necessárias em 10 núcleos temáticos. É na medida em que estes temas vão sendo vivenciados em nossas comunidades eclesiais, grupos dos movimentos eclesiais e equipes de pastoral que a nossa Igreja local se torna uma “igreja sinodal”.

Nesta semana comento o quarto tema. Antes, porém, recordo aqui os três primeiros: 1. Quem são “OS COMPANHEIROS DE VIAGEM, que, na Igreja e na sociedade, estão no mesmo caminho, lado a lado conosco”? 2. Sabemos “OUVIR, com a mente e o coração bem abertos, sem preconceitos, nossos companheiros de viagem”? 3. Na comunidade (ou grupo eclesial) onde participo, eu sou capaz de TOMAR A PALAVRA para falar com coragem e total sinceridade e liberdade? Ou, de outra forma, eu me sinto verdadeiramente participante da comunidade e livre para poder tomar a palavra e dizer o que sinto dentro do coração em relação aos assuntos comunitários tratados? Este terceiro ponto quer destacar a importância de dar espaço a todos que compõe a comunidade para que todos sejam protagonistas e construtores do Reino de Deus.

O quarto ponto é assim formulado: CELEBRAR. “Caminhar juntos” só é possível se nos basearmos na escuta comunitária da Palavra e na celebração da Eucaristia. Esta afirmação explicita os fundamentos da nossa fé cristã. Sabemos todos que a Igreja nasce da Palavra de Deus e que a celebração da Eucaristia é mandato de Jesus. Mas a questão é viver no dia a dia esta realidade da fé. Por isso a pergunta: – De que forma a oração e a celebração litúrgica inspiram e orientam efetivamente o nosso “caminhar juntos”?

O Papa Francisco, na sessão de abertura do sínodo, em 9/outubro/2021, disse: “Reforço que o Sínodo não é um Parlamento, um inquérito de opinião, o Sínodo é um momento eclesial, o protagonista do Sínodo é o Espírito Santo”. E concluiu sua intervenção com uma oração ao Espírito Santo, pedindo por uma “Igreja diferente”, aberta à “novidade que Deus lhe quer sugerir”. Rezou assim o Papa: “Vinde, Espírito Santo! Vós que suscitais línguas novas e colocais nos lábios palavras de vida, livrai-nos de nos tornarmos uma Igreja de museu, bela, mas muda, com tanto passado e pouco futuro. Vinde estar conosco, para que na experiência sinodal não nos deixemos dominar pelo desencanto, não debilitemos a profecia, não acabemos por reduzir tudo a discussões estéreis. Vinde, Espírito de amor, e abri os nossos corações para a escuta. Vinde, Espírito de santidade, e renovai o santo Povo de Deus. Vinde, Espírito Criador, e renovai a face da terra.

Um convite a todos nós para que rezemos constantemente pedindo as luzes do Espírito Santo e saibamos escutar a Palavra de Deus e orientar nosso “caminhar juntos”.

Será uma grande contribuição para a preparação do sínodo arquidiocesano se você (pessoalmente ou, preferencialmente, com os membros do grupo do qual você participa em sua comunidade paroquial) responder a estas perguntas e enviar para a secretaria do sínodo neste e-mail: heliofronczak@gmail.com ou neste número WhatsApp (91) 9814-41118. Fico no aguardo. Que neste ano novo caminhemos firmes com os dois pés. Mais uma vez:

FELIZ ANO NOVO.

Leia nossos Colunistas