Por uma Igreja sinodal: A questão fundamental

A questão fundamental do Sínodo sobre sinodalidade que a Igreja toda está vivendo até 2023 é, como nos lembra o Documento Preparatório, no nº 26: “Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na vossa Igreja particular? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?

Para dar uma resposta a esta questão fundamental, todas as dioceses do mundo são convidadas a responder estas perguntas:
1. Que experiências da vossa Igreja particular (a interrogação fundamental) vos traz à mente?
2. Relendo estas experiências mais profundamente: que alegrias proporcionaram? Que dificuldades e obstáculos encontraram? Que feridas fizeram emergir? Que intuições suscitaram?
3. Compartilhar onde, nestas experiências, ressoa a voz do Espírito? O que ela nos pede? Quais são os pontos a confirmar, as perspectivas de mudança, os passos a dar? Onde alcançamos um consenso? Que caminhos se abrem para a nossa Igreja particular?

Considerando que a Pastoral da nossa Arquidiocese de Belém, desde a última APA-2017 (Assembleia Pastoral Arquidiocesana) está estruturada em seis eixos de ação e mais toda a questão referente à juventude, até o presente momento, estes eixos foram avaliados nas assembleias paroquiais e nas regiões episcopais e, em seguida, nas assembleias específicas por setores da arquidiocese (pastorais, movimentos e novas comunidades, religiosos/as, diáconos e padres) foram sintetizadas as mais significativas sugestões para a caminhada daqui para frente, após a assembleia sinodal.
Das muitas sugestões em cada eixo, naturalmente, a Arquidiocese deverá encontrar um modo de agrupar todos os eixos que fazem parte da ação de evangelização de toda a Igreja, para que, de fato, todas as forças vivas possam “caminhar juntas”, isto é, possam colocar-se na onda de comunhão eclesial, nota constitutiva da Igreja, para que a Arquidiocese de Belém seja sempre mais “Igreja de portas abertas” – acolhedora e samaritana – e, assim, possa fazer com que “a cidade se encha de alegria”.

Intensifiquemos nossas orações nestas últimas semanas que antecedem a assembleia sinodal que será no primeiro fim de semana de agosto próximo.

“Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo, nosso Senhor, obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas