Por uma Igreja Sinodal: Atenta e aberta aos sinais dos tempos

Foto: Luiz Estumano

Dom Alberto Taveira Corrêa, nosso arcebispo metropolitano, publicou em data de 13 de julho de 2022, uma “CONVOCAÇÃO” a todos os fiéis eleitos para tomarem parte da Assembleia Sinodal Final que acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto próximo. Na carta convocatória, Dom Alberto esclarece o objetivo da assembleia sinodal final: “ela terá como objetivo aprovar as linhas de ação do novo Plano Pastoral da Arquidiocese de Belém para os próximos anos”.

Quem serão os participantes da assembleia sinodal final? Todas as pessoas escolhidas pelas assembleias específicas, como a vida religiosa, o setor juventude, as pastorais, ministérios e organismos, as Novas Comunidades, Diáconos e Presbíteros. Além destas pessoas escolhidas, participarão também algumas pessoas que ocupam certos cargos na Arquidiocese, como: os vigários gerais, os vigários episcopais, os membros da Pastoral Presbiteral e do Cabido Metropolitano; os reitores dos seminários vinculados à Arquidiocese de Belém, o Coordenador da Escola Diaconal, o Diretor da Faculdade Católica (FACBEL), representantes do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese, o administrador geral da Cúria Metropolitana, o representante da assessoria jurídica; o representante da assessoria de Comunicação da Arquidiocese.

O caminho sinodal não se limita à realização de uma assembleia. Mais importante que a assembleia em si, é o processo de comunhão e participação desencadeado em todos os níveis desde quando convocado pelo arcebispo metropolitano a realização do sínodo. É um tempo bonito em que a Igreja de Belém faz uma experiência de escutar todo o povo de Deus para que juntos escutemos o que o Espírito Santo está pedindo à Igreja nos tempos de hoje.
Estamos em sintonia com a Igreja toda que, igualmente, vive um tempo de sínodo sobre a sinodalidade, isto é, sobre o que precisa melhorar em todas as dioceses e arquidioceses do mundo para que a participação de todo o povo de Deus seja efetivamente valorizada na missão própria da Igreja de Cristo, a evangelização.
Intensifiquemos nossas orações nestas últimas semanas que antecedem a assembleia sinodal que será no primeiro fim de semana de agosto próximo.

“Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para ser sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas