Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão

Ver e encontrar o Cristo ressuscitado foi motivo de extraordinária alegria aos homens e mulheres, discípulos de Jesus, após aquela dolorosíssima sexta-feira na qual Ele foi crucificado. De igual modo, nos tempos de hoje, os discípulos-missionários de Cristo podem experimentar, cada dia, a alegria da presença do Cristo ressuscitado, pois Ele garantiu: “onde dois ou mais estiverem unidos em meu nome, ali estarei Eu no meio deles” (Mt 18, 20). Oxalá nós todos, discípulos e discípulas, experimentemos sempre as verdadeiras alegrias da Páscoa de Cristo; que o mandamento do amor recíproco – amai-vos uns aos outros – que Ele nos deixou seja efetiva e afetivamente a norma de nossa vida.

Estamos chegando a uma nova fase do nosso caminho sinodal. Dia 29 de abril será publicado por todos os meios de comunicação da nossa Arquidiocese o “Instrumento de trabalho do primeiro sínodo da arquidiocese de Belém”. Será uma síntese que reunirá a caminhada sinodal realizada nas paróquias, pastorais específicas, movimentos eclesiais e novas comunidades, bem como também as assembleias das regiões episcopais. Este documento servirá para a reflexão nas assembleias específicas dos vários setores que compõem a nossa Igreja arquidiocesana em vistada “assembleia geral do sínodo arquidiocesano”, nos dias 5-6-7 de agosto. A partir deste “instrumento de trabalho”, depois de analisado, discutido, aprofundado, surgirão as pistas de ação para pastoral em nossa arquidiocese para os próximos anos.

Outro aspecto importante na caminhada “por uma igreja sinodal”, e que não pode ficar em segundo plano, nem esquecido, além do instrumento de trabalho, é o “ROTEIRO DE ESCUTA PARA O SÍNODO 2023”. Para encontrar este roteiro basta entrar neste link: https://forms.gle/NU4gLkzUcYFn2frT9 e aí você encontrará importantes questões para serem respondidas. Todos, individual ou coletivamente, podem participar manifestando suas ideias e observações para que sempre mais nos tornemos uma “igreja sinodal”, isto é, igreja em que todos caminham juntos. Não podemos – e não devemos – esquecer que “a interrogação fundamental que orienta esta consulta do Povo de Deus, como já foi recordado inúmeras vezes, é esta: “Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal “caminha em conjunto”: como é que este “caminhar juntos” se realiza hoje na vossa Igreja diocesana? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? A participação de todos é fundamental para que a Igreja se torne sempre mais “igreja sinodal”. Rezemos para que este tempo do processo sinodal em nossa arquidiocese seja “tempo de graça” para todos:

“Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas