Por uma Igreja Sinodal: Pastoral de Conjunto para promover o Reino de Deus

O “Instrumento de trabalho” para as assembleias específicas da caminhada sinodal arquidiocesana reúne as sugestões e considerações referentes ao segundo eixo do Plano de Pastoral da Arquidiocese (votado na APA 2017 e ainda em vigência) que tem este título: “Pastoral de Conjunto para promover o Reino de Deus”. “Pastoral de Conjunto” claramente é outro nome para “Sinodalidade”, pois o que se quer alcançar com “Pastoral de Conjunto” senão que haja mais comunhão e participação de todas as forças vivas atuantes num caminho juntos? Notem que o conteúdo do que hoje chamamos “sinodalidade” já estava latente na Igreja mesmo quando não se usava esta palavra. Basta observar os verbos que estão presentes nas várias sugestões para incrementar a Pastoral de Conjunto e logo se percebe claramente que todos eles indicam a busca de “caminhar juntos”. Eis algumas expressões:

PROMOVER a unidade paroquial por meio de missas, celebrações da palavra, momentos de oração, retiros para despertar o sentimento de pertença e missão;

FORTALECER a integração entre pastorais e comunidades para superar o individualismo; – ORGANIZAR em nível de Região Episcopal e Paroquial, eventos de cunho formativo, espiritualidade e atividades que envolvam todas as pastorais presentes com seus representantes, para que recordem e entendam a complementariedade de cada pastoral, grupo e serviço na construção do Reino de Deus;

NORMATIZAR a elaboração dos calendários de todos os grupos e pastorais, visando sempre a abertura para a participação e colaboração nas atividades de outros grupos;

REINSERIR na vida paroquial a economia comum (solidária), para que não haja riscos de economias paralelas e os recursos possam estar para o bem de todos;

DESENVOLVER a consciência de que somos todos discípulos missionários, devendo nos “desinstalar” para tornar possível viver uma verdadeira “igreja em saída”, indo ao encontro dos nossos irmãos para atender suas necessidades espirituais e humanas;

CONSCIENTIZAR os paroquianos para o sentido de unidade, pertença e participação efetiva nas pastorais e serviço da Igreja;

ANUNCIAR em conjunto a Boa-nova a todos os irmãos, com renovado ardor missionário, tendo como prioridade as ações pastorais que nos ajudam a conhecer, acolher, ouvir abraçar o próximo com sincero espírito cristão;

FOMENTAR entre todos os sujeitos da paróquia (pastorais, grupos, movimentos, serviços, padres, diáconos, religiosos, Novas Comunidades, etc), o espírito de comunhão e sentido de família evitando o isolamento eclesial;

FOMENTAR atividades de integração entre as pastorais ou paróquias vizinhas, valorizando as ações das Regiões Episcopais;

ESTIMULAR a participação dos jovens nos mais diversos serviços e ministérios, capacitando-os para serviço e engajando-os na vida pastoral da paróquia;

REALIZAR INTERCÂMBIO entre membros de pastorais, promovendo a troca de experiências e favorecendo a integração especialmente entre matriz e comunidades;

CRIAR momentos nas paróquias para a divulgação dos trabalhos e carisma de cada pastoral, objetivando atrair mais pessoas da comunidade de fiéis (a exemplo das feiras culturais ou vocacionais).

Além destes anseios, outros mais estão presentes no Instrumento do Trabalho; todos manifestam a necessidade de crescer sempre mais no “caminho juntos”, isto é, na “pastoral de conjunto”.

Continuemos a rezar em nossas comunidades para que o processo sinodal que estamos vivendo possa frutificar abundantemente e sejamos sempre mais Igreja sinodal. “Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas