Por uma igreja sinodal: rumo à Assembleia Geral

No primeiro fim de semana de agosto, sexta-feira, 5 e sábado, 6, acontecerá no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Arquidiocese, na rodovia BR 316, km 6, a ASSEMBLEIA GERAL DO PRIMEIRO SÍNODO ARQUIDIOCESANO DA IGREJA DE BELÉM. Um momento histórico, no sentido de que marca uma nova etapa que se abre para a caminhada do Povo de Deus nestas terras.

Uma assembleia eclesial sempre é um ponto de chegada e, ao mesmo tempo, um ponto de partida. Ponto de chegada porque se recolhem as experiências da “escuta do povo de Deus” feita nas assembleias em vários níveis (paróquias, regiões episcopais e organismos diocesanos) e ponto de partida para a caminhada que segue em frente. Avaliar o caminho feito é importante para se perceber o que deve ser mantido, o que deve ser tirado, o que deve ser introduzido para os próximos anos.

Nas assembleias feitas no caminho sinodal todas as paróquias e organismos pastorais debruçaram-se no Plano de Pastoral, aprovado na Assembleia Pastoral Arquidiocesana de 2017 e, revendo como foram assumidos os eixos da ação pastoral da Igreja: a missionariedade, o caminhar em conjunto, a formação, o testemunho profético, a experiência de espiritualidade, a comunicação a serviço da unidade e da missão, se constaram pontos positivos e negativos. E, ao pensar na caminhada futura, com todo o material recolhido, agora que chegamos à assembleia-geral, juntos buscamos ouvir o que o Espírito Santo está nos pedindo como Igreja de Belém.

A questão fundamental é esta: O que o Espírito Santo está nos pedindo no hoje da história? É o que queremos perceber na assembleia sinodal. Nesta última semana que antecede a assembleia sinodal, intensifiquemos nossas orações para que as luzes do Espírito Santo sejam abundantes e possamos retomar nossa caminhada com a fidelidade ao Projeto de Deus para nós.

“Ó Deus, nosso Pai, que enviastes para a vida do mundo o vosso Filho Jesus Cristo, Palavra de Vida, e nos chamais a acolhê-lo na fé, concedei-nos a graça de sermos discípulos missionários anunciadores da verdade do Evangelho em nossa Arquidiocese de Belém. Na fidelidade a Jesus Cristo nosso Senhor obedientes à vossa vontade, empenhemo-nos no serviço do vosso Reino, para que a nossa cidade se encha de alegria. Queremos também cuidar da Amazônia rica e bela para que seja sempre a casa de todos. O vosso Espírito Santo ilumine e fortaleça nossa missão, para que a comunhão, dom da vida divina, cresça cada vez mais em nossa lgreja de Belém e sejamos testemunhas do vosso amor. Ó Mãe e Virgem Maria, Senhora de Belém, intercedei por nós para vivermos a missão com alegria e perseverança. Amém”.

Leia nossos Colunistas