– Senhor Gato, qual caminho devo tomar? Perguntou Alice, quando chegou a uma bifurcação.

– Depende; onde você quer chegar? Reverteu a pergunta o Gato.

– Eu não sei. Respondeu Alice. – Então tanto faz, finalizou o Gato.

Este simples diálogo entre Alice e o Gato (do País das Maravilhas), nos mostra o quão importante é termos clareza de onde queremos chegar, pois, se não sabemos para aonde ir, qualquer lugar serve não é mesmo? E, ao iniciarmos um novo ano, vale muito pararmos para nos perguntar: qual(is) meu(s) propósito(s) para 2022?

Não falo somente de desejar, de sonhar (muito importante!) ou, ainda, de fazer variadas promessas de mudanças, mas, sim, de finalidade, de objetivos para que não cheguemos ao final de 2022, nos lamentando ou maldizendo os outros, o vento, a chuva, o sol, etc, porque não alcançamos nenhum de nossos propósitos do início e, vamos a mais promessas para um novo ano e assim vamos, em ciclos de promessas e de não realizações… Muitas de nossas dificuldades nesse processo é que nos acostumamos a viver o dia a dia atendendo nossas necessidades de curto prazo, nos esquecendo do que é mais importante: saber quem somos na essência e qual direção devemos/queremos seguir. Por exemplo: defini que vou economizar em 2022 para fazer uma viagem com a qual sonho há muito tempo, em 2023. Ok. Para isso, reviso minhas contas, diminuo dívidas, etc (ação para médio/longo prazo). Daí, na primeira semana de janeiro, diante das promoções, compro o que nem necessito, somente para “aproveitar” (ação de curto prazo), o que já quebrou o propósito de economizar…

Propósito significa intenção (de fazer algo); projeto, objetivo, finalidade. E, para alcançar objetivos temos, necessariamente, que planejar, trabalhar (e muito!), suportar o processo, com paciência, resiliência e flexibilidade, abandonar as lamúrias, lamentações e comparações com os propósitos e processos dos outros. A intenção, diferente do desejo, é um chamado interno que nos leva a analisar e enfrentar uma situação desafiadora para alcançar mudanças e novos resultados, levando em conta nossa evolução como seres humanos, com benefícios a médio e longo prazo. É essa força interior, de dentro de cada um de nós, que pode nos guiar para onde definimos ir e nos orientar a alcançar nosso propósito a cada dia. Desejo a você, caro leitor, bons propósitos e muitas vitórias em 2022!

Leia nossos Colunistas