Estamos retomando em nossa Arquidiocese de Belém o processo do caminho sinodal em preparação para o “Primeiro Sínodo Arquidiocesano”. A pandemia interferiu no ritmo das assembleias paroquiais e das regiões episcopais impedindo que todas as paróquias fizessem a sua assembleia para “escutar o que o Espírito está dizendo à nossa Igreja”.

As paróquias que ainda não realizaram suas assembleias estão se organizando para realizá-las nos próximos meses. Esta é a primeira fase do processo.

Neste caminho, somos incentivados pela proposta da realização primeira assembleia eclesial latino-americana, que acontecerá no México de 11 a 28 de novembro de 2021. Em todo o continente latino-americano estamos vivendo a fase da escuta. Todos podem participar pessoalmente ou juntamente com seus grupos de inserção na igreja. Também as dioceses e organismos regionais participarão deste processo novíssimo na vida da igreja. É a primeira vez na história da igreja que acontece uma assembleia de todo o povo de Deus. O título desta primeira assembleia é: “Todos somos discípulos missionários em saída”. O papa Francisco é o grande incentivador deste processo sinodal na igreja em todos os seus níveis de organização.

No dia 03/julho/2021, a partir das 10h, na TV Nazaré, e em todos os meios de comunicação social da Arquidiocese, haverá uma programação bem especial visando esta retomada. Anote esta data e horário, e reserve seu tempo para acompanhar este evento.

Leia nossos Colunistas